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Cursos

publicado 30/04/2015 18h08 | última modificação 21/02/2022 10h54

CURSOS OFERECIDOS

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio juntamente com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional. Os cursos do PROEJA são integrados e direcionados para pessoas fora da idade escolar que têm apenas o Ensino Fundamental completo. Os cursos de graduação( nível superior) tem duração media de 4 a 5 anos e oferece maior quantidade de conhecimento teórico e prático. O Campus Santa Inês conta com os seguintes cursos:


TÉCNICOS

Administração Integrado Proeja
Edificações Integrado
Eletroeletrônica Integrado
Eletromecânica Integrado
Logística Integrado
Técnico em Informática Integrado

GRADUAÇÕES

Engenharia da Computação
Bacharelado em Administração
Graduação Tecnológica em Construção de Edifícios
Licenciatura em Física

 

PROJETOS DE ENSINO

 

EXPERIMENTANDO A FÍSICA

Nome do projeto: “Projeto de Ensino: Experimentando a Física”.
Coordenador: Ruydeiglan Gomes Lima.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas: seleção dos alunos que apresentam maior dificuldade de compreensão dos conhecimentos físicos e verificação da possibilidade de frequentar o laboratório de física nos contra turnos; preparação do Laboratório e dos equipamentos necessários para a realização das práticas experimentais; execução das práticas experimentais no laboratório de física e finalização do projeto de ensino.

Indicadores de resultado e impacto: ao final da realização do projeto espera-se que o discente tenha mudando sua postura em relação à física passando a vê-la com muito mais empatia. É também esperado que os discentes compreendam melhor os conteúdos da física, sabendo reconhecer situações onde tais conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano; espera-se que os resultados do projeto possam ser apresentados em eventos da própria instituição, como Simref ou Semana de Física, a fim de promover a ideia de utilização de experimentos para completar a formação dos educandos. Os próprios discentes também podem produzir experimentos para expor em tais eventos

ASPECTOS NORMATIVOS DA LÍNGUA PORTUGUESA PADRÃO ESCRITA

Nome do projeto: “Aspectos normativos da Língua Portuguesa padrão escrita”.
Coordenador: Luis Rodolfo Cabral Sales.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas: assegurar o lançamento do curso; manter a realização do curso e certificar os alunos concluintes.

Indicadores de resultado e impacto: com o projeto, estima-se que o aluno desenvolva competências relacionadas à produção de enunciados escritos em conformidade com a variedade padrão da língua portuguesa; do ponto de vista da disseminação dos resultados, esperamos que os relatórios mensais e o relatório final sirvam como material de consulta para pesquisas futuras sobre o assunto.

REFORÇO ESCOLAR PARA DESENHO ARQUITETÔNICO

Nome do projeto: “Reforço escolar para Desenho Arquitetônico”.
Coordenador: Erika Lima de Jesus.
Unidade responsável: DDE – SIN Principais metas: execução do projeto.

Indicadores de resultado e impacto: espera-se que sejam diminuídos os impactos no desempenho escolar causados pela dificuldade dos alunos com a disciplina de Desenho Arquitetônico.

 

ESTRUTURA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

Nome do projeto: “Estruturação do pensamento sociológico: uma iniciativa para discussões temáticas atuais relacionando-as à capacidade reflexões e construções argumentativas”.
Coordenador: Laercio Jose Carvalho Pereira.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas: discussão tema 1, discussão tema 2 e discussão tema 3.

Indicadores de resultado e impacto: espera-se que haja significativa contribuição com o desenvolvimento da capacidade leitora e escrita dos alunos participantes no que diz respeito ao gênero dissertativo-argumentativo. Da mesma forma espera-se que o aluno bolsista tenha uma experiência enriquecedora e possa desenvolver pessoais e profissionais.

METAPLASMOS POR AUMENTO NO INGLÊS FALADO POR BRASILEIROS

Nome do projeto: “Estruturação do pensamento sociológico: uma iniciativa para discussões temáticas atuais relacionando-as à capacidade reflexões e construções argumentativas”.
Coordenador: Laercio Jose Carvalho Pereira.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas: Analisar os fenômenos de epêntese e paragoge presentes em palavras anglófonas por falantes brasileiros de Santa Inês – MA, com foco os nomes de redes sociais, proferidas pelos alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus Santa Inês.

Indicadores de resultado e impacto: Expor os fenômenos de epêntese e paragoge presentes em palavras anglófonas por falantes brasileiros de Santa Inês – MA, com foco os nomes de redes sociais, proferidas pelos alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus Santa Inês.

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO GRAJAÚ NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA – MA

Nome do projeto: “Monitoramento da qualidade da água do rio Grajaú no município de bela vista – MA”.
Coordenador: Ronilson Lopes Brito.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas: Realizar o monitoramento da qualidade da água do rio Grajaú a partir de parâmetros físico, químicos e biológicos previamente escolhidos por sua relevância nas questões que envolvem a conservação ambiental, no rio Grajaú na microrregião do médio Grajaú, em suas variações temporais e espaciais.

Indicadores de resultado e impacto: Obter características geográficas, sociais, econômicas e espaciais da região a ser estudada

TRAMAS HETERONORMATIVAS E PRODUÇÔES DE GÊNEROS EM REGIMES DE PODER/SABER

Nome do projeto: “Tramas heteronormativas e produçôes de gêneros em regimes de poder/saber: o que as autobiografias trans têm a nos ensinar?”.
Coordenador: Nilvanete Gomes de Lima.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas: Analisar como a vida de mulheres e homens trans se constituem em regimes de poder/saber heterocentrados, a partir de suas autobiografias

Indicadores de resultado e impacto: Produção de material informativo apresentando os 4 livros à comunidade acadêmica, a partir da genealogia dos discursos capturados através dos documentos sobre poder e controle dos corpos trans, processos sociais de abjeção, de luta, resistência e re-existência apresentados nas autobiografias para divulgação no campus.

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA PLANTA PICÃO - PRETO (Bidens pilosa L.)

Nome do projeto: “Avaliação da composição química da planta picão- preto (bidens pilosa l.) para o uso fitoterápico”.
Coordenador: Angela Maria Correa Mouzinho Santos.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas:  Avaliar a composição química do extrato hidroalcoólico das folhas, flores e raiz da planta picão-preto (Bidens pilosa) por meio da triagem fitoquímica e métodos cromatográficos e espectrofotométricos obtidas do comércio local das feiras ou mercados de Santa Inês – MA

Indicadores de resultado e impacto: Espera-se analisar os dados e gerar produções científicas que sejam relevantes para a população que fazem o uso dessa planta como fitoterápico.

ESTUDO TEÓRICO COMPUTACIONAL DAS PROPRIEDADES ELETRÔNICAS DE NANOFITAS DE GRAFENO

Nome do projeto: “Estudo teórico – computacional das propriedades eletrônicas de nanofitas de grafeno puras e híbridas”.
Coordenador: Dayvison Weber Maia.
Unidade responsável: DDE – SIN

Principais metas:  Calcular a estrutura de bandas de Nanofitas de Grafeno puras e dopadas com átomos de Boro e Nitrogênio (estruturas BCN) considerando diferentes larguras e topologias de bordas, utilizando o método Tigh-Binding.

Indicadores de resultado e impacto: Espera-se que os alunos vinculados à pesquisa possam entender os resultados obtidos a partir de discussões sobre a natureza das mudanças propostas nas Nanofitas de Grafeno e as propriedades eletrônicas calculadas, tais como: comportamento eletrônico do sistema, bandas de energia, gap de energia, energia de Fermi, dentre outras. Registrar Execução

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