Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Biblioteca Aluísio Azevedo
Início do conteúdo da página

Biblioteca Aluísio Azevedo

publicado 12/06/2015 20h10 | última modificação 30/08/2021 17h28

A Biblioteca do Campus Santa Inês atende aos professores, alunos, servidores técnico-administrativos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e às pessoas da comunidade local e circunvizinha ao Campus.

Diretamente subordinada à Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), a biblioteca oferece os serviços de: empréstimo domiciliar; consulta local; devolução, renovação e reserva de material (presencial ou pela web); acesso à internet; treinamento de usuário; Ficha catalográfica; emissão de nada consta; serviço de referência; empréstimo entre bibliotecas; depósito legal (de monografias, teses e dissertações) e Levantamento bibliográfico.

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

  • De segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 14h às 21h.

EQUIPE DA BIBLIOTECA E CONTANTOS

 

INFORMAÇÕES  DOS   PRINCIPAIS   SERVIÇOS


O empréstimo domiciliar é permitido somente a alunos, professores e técnico-administrativos do Campus mediante o cadastro na biblioteca. Ao público externo é permitido apenas consulta local mediante apresentação de um documento de identificação com foto.

A biblioteca concede aos estudantes dos cursos técnicos, dos cursos de graduação e pós-graduação, e aos servidores técnico-administrativos, o empréstimo domiciliar de até 3 obras por 7 dias. Os professores podem pegar emprestados até 3 obras por 14 dias.

O empréstimo de uma obra poderá ser renovado por no máximo 2 vezes, desde que não se encontre previamente reservada, e desde que o usuário pretendente não possua em seu poder livro e/ou outro material com o prazo de devolução em atraso. A renovação poderá ser realizada no balcão de atendimento da biblioteca ou pela Internet, através da interface web do sistema no endereço: https://santaines.ifma.edu.br/ibiblio.

Para efeito de contagem de dias de atraso na devolução das obras não são considerados fins de semana, feriados e pontos facultativos.

O Nada Consta da Biblioteca poderá ser solicitado nos seguintes casos: alunos (para fins de diploma, declarações, certificado, rematrícula, transferência, trancamento ou cancelamento de matrícula); servidores (para fins de remoção, redistribuição, exercício provisório, exoneração, vacância, licenças ou afastamentos legais).

O usuário só receberá o NADA CONSTA após quitar todas as pendências existentes com a Biblioteca. O referido documento só poderá ser solicitado pelo próprio usuário ou por seu representante legal no balcão de atendimento ou via e-mail (biblioteca.santaines@ifma.edu.br). A solicitação deve conter nome completo do usuário, sua matrícula, curso ou departamento, e o motivo.

Obs. A emissão do Comprovante de devolução dos livros didáticos não é de competência da Biblioteca, neste caso, o aluno deverá procurar o Departamento de Ensino.

A ficha catalográfica (ou catalogação na publicação, é o registro das informações que identificam a publicação na sua situação atual) deve ser colocada no verso da folha de rosto nos trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT NBR 14724. A ficha descreve de forma detalhada as informações bibliográficas dos documentos, como autoria, título, ano de elaboração e defesa, nome da instituição e curso, orientador e assuntos do trabalho, respeitando-se as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano –  AACR2.

A elaboração da ficha é gratuita para todas as publicações produzidas por alunos (nos TCCs), professores e Tec. Administrativos. Estes últimos, desde que suas publicações sejam oriundas de trabalhos, pesquisas, estudos, ou atividades de extensão do IFMA.

A ficha catalográfica poderá ser solicitada pelo próprio autor ou seu orientador quando a obra estiver na versão final, ou, quando for o caso, antes da impressão definitiva após as correções do trabalho sugeridas pela banca examinadora.

A solicitação da ficha catalográfica deverá ser encaminhada ao e-mail do Bibliotecário(a) do Campus. O solicitante deverá disponibilizar a obra completa. A ficha será confeccionada em formato digital (doc. word) e enviada ao solicitante via e-mail.

O prazo de entrega é de até 3 (três) dias úteis a contar do recebimento da solicitação via e-mail. Serão considerados apenas dias da semana (exceto feriados e pontos facultativos). Sendo assim, caso o dia de envio não seja dia útil, será considerado o primeiro subsequente.

ACERVO

A biblioteca conta atualmente com 1.800 títulos e 8.000 exemplares, dentre livros impressos (compõem 95% do acervo), folhetos, periódicos científicos, atlas, dicionários e enciclopédias, CDs, DVDs etc.

Consulte  nosso catálogo online do acervo aqui: https://santaines.ifma.edu.br/ibiblio

 

CONTEÚDO DIGITAL

 

DOCUMENTOS ÚTEIS

Regulamento da Biblioteca Aluízio Azevedo

TUTORIAIS

Renovação de empréstimo domiciliar

Acessar Portal de Periódicos da Capes via CAFE

Como realizar pesquisa simples no site da Biblioteca?

 

 

Fim do conteúdo da página