Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Assistência ao Aluno
Início do conteúdo da página

Assistência ao Aluno

publicado 30/04/2015 18h09 | última modificação 09/07/2015 13h23

O Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês busca oferecer ao aluno o apoio necessário ao seu bem-estar, executando ações pautadas na Resolução 064, de 05 de dezembro de 2014, que dispõe sobre o Regulamento da Política de Assistência ao Educando do Instituto.

Ligado à Direção de Desenvolvimento de Ensino, o NAE do Campus Santa Inês tem como objetivo desenvolver programas e linhas de ação com vistas à implementação de uma Política de Assistência Estudantil que assegure ao estudante o acesso, permanência e êxito no seu percurso educacional enquanto cidadão em processo de desenvolvimento, propiciando-lhe o exercício pleno de sua cidadania.

Entre as ações desenvolvidas por todos os membros da equipe, estão o acompanhamento, a coordenação e avaliação do atendimento aos alunos, bem como a orientação àqueles que apresentam problemas que interferem no seu desempenho. Os profissionais acompanham e orientam o educando em questões pedagógicas, participando das reuniões do conselho de classe e promovendo o envolvimento da família no processo educativo.


Equipe Técnica

  • Chefe de Núcleo e Assistente Social – Djelma Vasconcelos Bispo (djelma.vasconcelos@ifma.edu.br)
  • Assistente Social – Kathycya Lenna Vieira Batista(kathycya.batista@ifma.edu.br)
  • Técnico de Enfermagem – Cleison Castro Freitas (cleison.freitas@ifma.edu.br)
  • Enfermeiro – Paulo da Cruz Feitosa (paulo.feitosa@ifma.edu.br)
  • Psicóloga – Kênia Barros Almeida (kenia.almeida@ifma.edu.br)
  • Odontólogo – Eider Saraiva Sales (eider.sales@ifma.edu.br)
  • Médico – José de Ribamar Vale
  • Médico – José Lima assunção Júnior (josé.assunção@ifma.edu.br)

Ações de saúde

O Programa de Acompanhamento Psicológico tem como objetivo garantir o bem estar biopsicossocial dos estudantes e a preservação da saúde mental, por meio de ações de natureza preventiva e interventiva, que respeitem a ética, os direitos humanos e priorizem a multidisciplinaridade. As ações de saúde incluem, ainda, orientações sobre higiene, atendimento de primeiros socorros, prescrição e administração de medicamentos, incluindo atividades de prevenção, promoção, tratamento e vigilância à saúde da comunidade discente, como por exemplo campanhas de vacinação, doação de sangue, riscos das doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal e higiene corporal.


Bolsas e Auxílios

O NAE é responsável ainda pela coordenação dos Programas de Assistência Primária – como Auxílio Moradia, Transporte e Bolsa de Estudos – e da Assistência Secundária, como o Programa de Iniciação Científica e Monitoria.

Clique aqui para ter acesso a editais de Auxílios e Bolsas.

Fim do conteúdo da página