Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMA são premiados no Desafio Bebras Brasil
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes do IFMA são premiados no Desafio Bebras Brasil

Um grupo de 51 alunos do Campus Santa Inês participaram da competição de pensamento computacional.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 20/01/2023 09h40
  • última modificação 20/01/2023 09h40

 

Com o objetivo de fomentar o pensamento computacional, o Desafio Bebras foi realizado pela primeira vez no Brasil em novembro de 2022. Quatro estudantes do IFMA Campus Santa Inês foram premiados na competição, que ocorreu simultaneamente em mais de 70 países.

O Campus Santa Inês contou com a participação de 51 alunos de vários cursos técnicos, sob a coordenação do professor de Física Anderson Meireles. As provas foram realizadas pela internet, com 12 questões (tasks) de múltipla escolha que convidavam os competidores a explorar habilidades essenciais para o futuro: abstração, pensamento algorítmico, decomposição, avaliação e reconhecimento de padrões.

As premiações foram todas digitais. Os alunos Emerson Nunes, Geovana Trindade, Hodnilson da Silva e Victor da Silva obtiveram nota suficiente para conquistar o prêmio de honra ao mérito (35 a 37 pontos).

Sobre o Desafio Bebras

A competição foi criada na Lituânia pela professora Valentina Dagiené. A palavra lituana Bebras significa “castor”, por isso o animal é o mascote do evento on-line. No Brasil, o desafio foi aplicado pelos mesmos organizadores do Concurso Internacional Canguru de Matemática.

Segundo a comunidade internacional Bebras, o pensamento computacional trabalha competências essenciais para o futuro e pode ser desenvolvido a partir de cinco habilidades essenciais:

  • Decomposição: quebrar problemas grandes e complexos em partes menores e mais simples de lidar.
  • Abstração: focar apenas em informações importantes, ignorando detalhes irrelevantes.
  • Reconhecimento de padrões: procurar similaridades e características em comum dentro de um problema ou entre problemas diferentes.
  • Pensamento algorítmico: desenvolver a solução de um problema passo a passo ou as regras para resolvê-lo.
  • Avaliação: checar se a solução obtida é válida e correta.
registrado em:
Fim do conteúdo da página