Página Inicial > Notícias > Open Tech Days é realizado no Campus Santa Inês

Open Tech Days é realizado no Campus Santa Inês

O evento contou com palestras, seminários e oficinas de modelagem e impressão 3D.
  • publicado 28/12/2022 18h20
  • última modificação 30/01/2023 14h50

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022 a primeira edição do evento Open Tech Days, com o objetivo de difundir a cultura Maker e de despertar o interesse dos estudantes e da comunidade em geral por tecnologias de informação aplicadas.

O evento realizado pelos docentes, colaboradores e estudantes do Curso Superior de bacharelado em Engenharia da Computação do Campus Santa Inês promoveu um espaço propício para a troca de ideias e networking, estimulando a cultura inovadora, contou com a apresentação de trabalhos por parte de alunos, palestras e oficinas de modelagem 3D e de impressão 3D. Todas essas atividades foram realizadas dentro da sala da Fábrica de Inovação do campus.

A culminância do projeto aconteceu no dia 14 de dezembro, às 19 horas, e contou com a participação de professores, alunos e membros da comunidade externa, como os representantes do SEBRAE e da CDL. Nesse momento o professor Emanuel Cleiton Macedo Lemos, coordenador do curso de Engenharia da Computação, apresentou as atividades desenvolvidas na fábrica de inovação e no laboratório Tech Maker, os quais também coordena. Ele ressaltou que os colaboradores dos projetos têm várias ideias inovadoras, mas também precisam que as demandas e problemas das empresas e da sociedade sejam conhecidas pelos pesquisadores do campus, para que soluções possam ser pensadas, testadas e validadas.

O professor Caio Vinicius Silva do Carmo mostrou as potencialidades e perspectivas de projetos a serem desenvolvidos neste ambiente colaborativo. Por fim, a culminância terminou com um coffee break, onde os participantes vivenciaram um momento de meet up para troca de experiências, contatos e compartilhamento de informações.

“O evento Open Tech Days é muito importante para nós acadêmicos de Engenharia da computação pois, neste evento, podemos aprender novos métodos de programação que já foram feitos, como por exemplo uma avaliação de um livro. Alguns consumidores podem querer dar uma estrela porque quer prejudicar a reputação da loja. Então, como saber se realmente ele está sendo sincero sobre o produto? através de feedback, e não somente isso, existem vários métodos de avaliação, os quais o programador colocará vários algoritmos para uma melhor avaliação do consumidor. O algoritmo avalia se o consumidor realmente é honesto e se avaliação dele é certeira e não duvidosa. Tecnicamente, esses algoritmos puxaram todo o histórico dele naquela loja, para ver se na avaliação dele há variação de estrela nos produtos que compra ou se é simplesmente sempre ele dar uma estrela e continuar da mesma maneira comprando na loja, ocorrendo do algoritmo entender que ele não é um cliente honesto. Métodos como esse aprendemos com o evento Open Tech Days, onde há troca de conhecimentos entre programadores, onde também vemos o código que foi feito no backend”, ressaltou o acadêmico Renato Linhares.

O professor Caio Vinícius enfatizou que “foi um momento para comemorar e compartilhar as atividades desenvolvidas no âmbito do laboratório techmaker, bem como compartilhar um pouco de conhecimento dos recursos tecnológicos do laboratório e convidar a comunidade interna e externa ao desenvolvimento de parcerias e projetos voltados para a inovação e solução de problemas da nossa comunidade. Foi uma honra poder contribuir com desenvolvimento do evento e do laboratório e esperamos poder desenvolver projetos cada vez mais impactantes”.