Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes recebem prêmios no Universo IFMA 2022
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes recebem prêmios no Universo IFMA 2022

O Universo IFMA 2022 aconteceu no Campus Grajaú no período de 21 e 25 de novembro.
  • Assessoria de Comunicação. com informações do Campus Santa Inês.
  • publicado 19/12/2022 15h22
  • última modificação 11/01/2023 10h13

O Instituto Federal do Maranhão realizou o Universo IFMA 2022 no Campus Grajaú no período de 21 e 25 de novembro, com uma vasta programação presencial,  conglomerando o XII Seminário da Consciência Negra, V Encontro de Arte do IFMA, Seminário de Ensino, Seminário da Extensão, Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e os Planetas Tech, Play e Bots.

A comitiva de estudantes e professores do IFMA Campus Santa Inês esteve presente lá,  de 23 a 25 de novembro de 2022. A equipe viajou para cidade de Grajaú (MA) para participar do evento sob a coordenação do professor Francisco Rokes Sousa Leite, Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI).

Alunos e professores da delegação do IFMA Campus Santa Inês

O Universo IFMA teve por objetivo proporcionar um espaço de divulgação e promoção do conhecimento científico produzido no âmbito do Instituto Federal de Educação do Maranhão, contribuindo para democratização das pesquisas e formação de novas(os) pesquisadoras(es).

Letícia Gabrielly Silva Oliveira, do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, foi agraciada com o 1.º lugar, com a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa intitulado: Aumento no Inglês Falado por Brasileiros: casos de epêntese e paragoge em palavras pronunciadas por falantes de Santa Inês – MA, sob a orientação do professor Robson de Macedo Cunha, na categoria Programa PIBIC EM (Editais: Edital PRPGI nº 24/2021; Edital PRPGI nº 131/2021, Edital PRPGI nº 138/2020 com voluntário do EM), grande área: Linguística, Letras e Artes.

Maria Vitoria Oliveira Araújo

Maria Vitoria Oliveira Araújo,  do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (TCE), foi premiada com o 2.º lugar, com a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa intitulado: Contribuições do IFMA Frente as Questões Ambientais Influenciadoras na Promoção da Saúde no Município de Santa Inês – MA, sob a orientação da professora Ana Karine Pires Miranda e coorientação das professoras Angela Maria, Erika Lima de Jesus e do professor Aristóteles de Almeida Lacerda Neto, na categoria Programa PIBIC ES (Editais: Edital PRPGI nº 25/2021;  Edital PRPGI nº 138/2020 com voluntário do ES), grande área: Ciências Biológicas.

“Agradeço primeiramente a Deus que me proporcionou a oportunidade de participar de um projeto de grande relevância acadêmica. Aos meus orientadores pelo comprometimento de me guiar durante esta pesquisa. Agradecer também a FAPEMA, por custear essa pesquisa, e ao IFMA por providenciar que diversos outros alunos tenham essa experiência. Participar dessa pesquisa, deste evento, foi muito interessante e divertido, tenho certeza de que ficará marcado na memória”, disse Maria Vitoria.

Amanda Lopes Nascimento

Amanda Lopes Nascimento, do Curso de Graduação em Licenciatura em Física, foi honrada com o 1º lugar, com a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa intitulado: Ser-Docente na Pandemia: das percepções às narrativas do ensinar, sob a orientação da professora Ana Karine Pires Miranda, e coorientadoras(es) professoras(es):  Cleomar Lima Pereira, Ilka Vanessa Meireles Santos, Lucas Silveira da Silva, e Izolina Angela da Silva Borges, na categoria Programa PIBIC ES (Editais: Edital PRPGI nº 25/2021; Edital PRPGI nº 138/2020 com voluntário do ES), grande área: Ciências da Saúde.

Robson Luan do Nascimento de Sousa, do Curso de Graduação em Engenharia da Computação, foi premiado com o 1º lugar, com a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa intitulado: Automação de Processo de Matrícula Discente Via Bots, sob a orientação do professor Emanuel Cleyton Macedo Lemos, e coorientador: professor  Aristóteles de Almeida Lacerda Neto, Programa PIBIC ES (Editais: Edital PRPGI nº 25/2021; Edital PRPGI nº 138/2020 com voluntário do ES), grande área: Ciências Exatas e da Terra.

Robson Luan do Nascimento de Sousa

“Desde que iniciei meus estudos no IFMA, eu tenho participado de vários projetos de diferentes áreas. Sempre fui fascinado pela possibilidade de atuar no desenvolvimento de algo que traz benefícios na nossa realidade de convivência. No caso do projeto em que fui premiado, este sentimento não foi diferente. Senti-me super empolgado durante todo o desenvolvimento do chatbot e ser reconhecido por isso é muito gratificante. A experiência de participação no Universo IFMA foi incrível, sei que retornarei à atuação em outros projetos com a cabeça erguida e motivação renovada”, declarou Robson Sousa.

Renata Magalhães Moraes

Renata Magalhães Moraes, do Curso de Graduação em Licenciatura em Física, foi reverenciada com o 3º lugar, com apresentação dos resultados do projeto de pesquisa intitulado: Estudo Teórico – Computacional das Propriedades Eletrônicas de Nanofitas de Grafeno Puras e Híbridas, sob a orientação do professor Dayvison Weber Maia e professor Kleber Anderson e colaboração externa do professor Fabrício Morais de Vasconcelos, também na categoria Programa PIBIC ES (Editais: Edital PRPGI nº 25/2021;  Edital PRPGI nº 138/2020 com voluntário do ES), grande área: Ciências Exatas e da Terra.

Todos esses projetos foram apresentados no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) 2022, realizado no IFMA Campus Santa Inês, de 19 a 20 de outubro de 2022. Tivemos ainda entre esses triunfos de resultados de projetos de pesquisa, a premiação da estudante Vitória Michele Peixoto Serejo, do curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio, com a conquista do Prêmio CRQ-XI – Ivo Anselmo Höhn. O Conselho Regional de Química (CRQ) da 11ª REGIÃO concedeu à Vitória Michele a 3.ª Colocação, na Modalidade I – Pesquisador Aspirante, com o projeto intitulado: Monitoramento da qualidade da água do rio Grajaú no município de Bela Vista – MA, sob a orientação da professora Angela Maria Mouzinho Santos Correa e professor Ronilson Lopes Brito.

Nas palavras de Vitória Michele, “essa premiação foi muito merecida, porque foram meses de lutas para merecimento dessa vitória. O projeto em si me ensinou muito, tanto na área de pesquisa como ser humano. Pois eu pretendo seguir na área da nutrição, Relações Internacionais e Engenharia Ambiental”, apontou.

Marcus Vinicius dos Santos e seu orientador Claudio Sousa Figueredo

O sucesso dos estudantes do IFMA Campus Santa Inês nesse ano de 2022 foi admirável, no campo da pesquisa científica. Marcus Vinicius dos Santos, do Curso de Graduação em Administração Bacharelado, foi também um dos educandos que apresentou resultados de projetos no Universo IFMA 2022.

Na oportunidade, o bolsista apresentou o projeto de pesquisa intitulado: Uma Análise no Segmento de Bares e Restaurantes de Santa Inês e Bacabal, Durante a Pandemia, sob a orientação do professor Claudio Sousa Figueredo. Esse trabalho disputou prêmio na categoria Programa PIBIC ES (Editais: Edital PRPGI nº 25/2021; Edital PRPGI nº 138/2020 com voluntário do ES), grande área: Ciências Sociais Aplicadas.

Ressalta-se, também, a participação do professor Antonio Hideraldo Medeiros do Carmo como coorientador, Hesrom Araujo Nascimento e Brenda Cristina Passos Figueredo, ambos estudantes de Administração de Bacabal. “A experiência do Universo IFMA foi uma coisa indescritível. Pude aprender muito com todos. Vi projetos incríveis e o empenho de cada um para o desenvolvimento de seus trabalhos. Conheci pessoas incríveis que levarei para vida toda. Então, agradeço a todos os envolvidos, em especial ao professor Claudio Figueredo por me orientar, e ao professor Rokes, e a professora Angela Maria por nos acompanhar e nos possibilitar assistência em toda viagem”, agradeceu Marcus Vinícius.

Rafael Nascimento

Não pararam por aí as conquistas dos estudantes do Campus Santa Inês. O acadêmico e bolsista Rafael Nascimento de Sousa, do Curso de Graduação em Engenharia da Computação, participou do Universo IFMA 2022 com a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa intitulado: Desenvolvimento de um Protótipo de Repositório Digital como Recurso para o Processo Ensino-aprendizagem, sob a orientação da professora Christiane Ferreira Lemos Lima, Alídia Clícia Silva Sodré e o professor Emanuel Cleyton Macedo Lemos.

Para Rafael Sousa, “o evento foi um marco na sua jornada acadêmica, posto que visou ainda o armazenamento e publicação de materiais didáticos a fim de espalhar conhecimento”, declarou.

Segundo o professor Francisco Rokes, chefe do DPPGI, “a experiência de participar de um evento dessa envergadura permitiu aos estudantes uma experiência enriquecedora para formação de todos. Foram dias de aprendizados que levarão como legado para formações e cursos que farão nos próximos anos. A emoção de ganhar troféus e perceber que a dedicação os fizera não só ganhadores de prêmios de 1.º, 2.º ou 3.º lugares, mas produziu campeões do entusiasmo do ensino com a pesquisa em escolarizações mais altas”, esclareceu Rokes.

O professor finalizou afirmando que “olhar o sorriso no rosto desses estudantes durante a participação no Universo IFMA 2022 fez com que os professores que os acompanharam [Claudio Figueredo e Angela Maria] se sentissem também parte dessa grande conquista de troféus, medalhas e certificados, repercutindo positivamente no trabalho de todos que fazem o IFMA Campus Santa Inês”, concluiu.

Fim do conteúdo da página