Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Alunos destacam-se em Maratona de Programação da SBC
Início do conteúdo da página Notícias

Alunos destacam-se em Maratona de Programação da SBC

O time Orion Coders conquistou o 3º lugar na etapa regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
  • Assessoria de Comunicação. com informações do Campus Santa Inês.
  • publicado 30/11/2022 17h20
  • última modificação 11/01/2023 10h13

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês conquistou vaga nas finais brasileiras da Maratona de Programação, com o time Orion Coders, composto por alunos do curso de Engenharia da Computação,  conquistaram o 3º lugar na etapa regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em sua primeira participação na competição.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano ocorreu a 27ª edição da Maratona.

Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc.). A competição favorece aos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

A primeira fase da Maratona de Programação ocorreu no dia 8 de outubro de 2022, em 42 sedes no Brasil: 4 no Centro-Oeste, 12 no Nordeste, 6 no Norte, 15 no Sudeste e 5 no Sul. Participaram 556 times de 170 instituições brasileiras.  O IFMA Campus Santa Inês participou da primeira fase da competição na capital do Piauí (Teresina) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com 3 (três) equipes, envolvendo 10 (dez) alunos do curso de Engenharia da Computação.

Os três times do Campus Santa Inês que vivenciaram a experiência na Maratona foram: Tech Ninjas (Gustavo Ribeiro Lobato, Hildelbrando Patryck Borges Lopes, Francisco Inácio Pereira Neto e Blendo Moreira Campelo); Orion Coders (Robson Luan Nascimento de Sousa, Renan Fellipe Amaral da Silva e Alef Joseneudo Silveira Gomes de Melo) e Gear Code (Victor Sousa Bom Jardim, Anthony Kayro Garcia Ferreira e Danilo Bezerra Araújo).

Time Orion Coders (Robson, Renan e Alef). Medalhistas de bronze!

O professor Francisco, coach dos times, considera que eventos como esse são de suma importância para a formação do aluno, uma vez que proporcionam momentos para colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Na maratona de programação, o docente destaca alguns fatores que elevam o nível do evento, como a competição, o trabalho em equipe e o tempo. A competição desperta no aluno o desejo de fazer o melhor para alcançar as melhores posições. O trabalho em equipe possibilita a colaboração entre os alunos para que, por meio do compartilhamento de conhecimentos, o time consiga criar um algoritmo que melhor resolva um problema proposto. Por fim, o fator tempo torna ainda mais dinâmica esta colaboração, uma vez que há uma pressão maior para que se chegue a uma solução de um problema no menor tempo possível.

O orientador dos times afirmou o seguinte acerca da experiência: “Esta é uma conquista muito significativa e gratificante para mim enquanto professor, pois, eventos como este da Maratona de Programação são uma ótima oportunidade para nossos alunos poderem demonstrar os conhecimentos aprendidos ao longo do curso. E o desempenho dos nossos times foi muito bom, tendo em vista que competimos com instituições como UFPI e IFPI, por exemplo. Parabéns ao time Orion Coders pela classificação para as finais brasileiras da maratona. Parabéns aos demais times do Campus Santa Inês pela participação na fase regional do evento”, destacou.

Os competidores registram um agradecimento especial ao professor Aristóteles de Almeida, diretor-geral do Campus Santa Inês, por acreditar na ideia e apoiar os nossos times, no sentido de garantir a participação dos alunos na Maratona de Programação. Agradecimentos também ao IFPI Campus Teresina Zona Sul, por meio do diretor-geral Germano Lúcio Pereira Moura, e ao Diretor de Departamento de Administração e Planejamento Paulo André Meneses Queiroz, por ter nos concedido alojamento nas dependências do campus.

Destacamos a seguir alguns relatos de experiência dos times do Campus Santa Inês que participaram da maratona de programação:

Gostaríamos de agradecer a Deus por um dos momentos mais desafiadores e interessantes para a nossa equipe em geral, ao professor Francisco e ao diretor Aristóteles por nos proporcionarem uma oportunidade única e também aos membros das outras equipes que nos acompanharam nessa longa e importante jornada da Maratona de Programação. Durante o evento, encontramos desde problemas simples até questões muito complexas, que abrangiam diversas possibilidades de resposta. Por isso, e por falta de experiência [no evento], não alcançamos uma boa posição nesse evento. Mas, certamente, saímos de lá mais experientes e motivados para se preparar para um segundo round. Assim, voltaremos mais fortes e chegaremos ainda mais próximos de alcançar a almejada vitória! (Time: Gear Code)

Participar da maratona de programação foi muito gratificante. É uma experiência nova e única, que nos ensina muito e nos inspira a continuar estudando para sempre melhorar e chegar cada vez mais preparado. Conseguimos aproveitar bastante e, com certeza, nas próximas oportunidades iremos muito melhor para vivenciar tudo aquilo de uma forma melhor ainda. Foi o primeiro contato dos membros do time com o mundo da programação competitiva. Foi uma experiência muito gratificante poder conhecer essa modalidade de programação e poder pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos treinamentos. Como futuro profissional da área, uma experiência como esta é sempre muito bem vinda, visto que, as habilidades adquiridas nesse tipo de competição agregam muito ao desenvolvimento do profissional. (Time: Tech Ninjas)

Ao formarmos o time Orion Coders para a maratona não tínhamos a menor ideia de que iríamos passar sequer da primeira fase, nossa mentalidade derrotista já falava: é, vamos alí pra ganhar experiência e nos divertir e é isso. Sequer pensávamos que iríamos conseguir o 3° lugar na maratona que ocorreu no Piauí. Contra tudo e contra todos, até, contra nós mesmos, conseguimos. Durante a maratona, aquela sensação de medo e insegurança, comum de qualquer prova, era diminuída ao notar que não estava sozinho nessa, possuía companheiros ao meu lado e que estávamos preparados, pois, já havíamos treinado bastante e iríamos dar o nosso melhor. Essa experiência que tivemos só vai nos engrandecer tanto como pessoas, que acreditam no seu potencial e no companheiro, quanto profissionalmente, buscando entender a melhor forma de trabalhar coletivamente visando um objetivo em comum.  (Time: Orion Coders)

É com muita honra que o Campus Santa Inês parabeniza a todos participantes dessa etapa, pelo esforço e comprometimento e a equipe que se classificou para a próxima fase, desejando êxito na etapa final, que ocorrerá em março de 2023 na cidade de Campo Grande (MS).

 

Fim do conteúdo da página