Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias - PE > Campus promove campanha de saúde mental
Início do conteúdo da página Notícias

Campus promove campanha de saúde mental

Programação ocorrem nos dias 21 e 22, e conta com a presença de especialistas em palestras e mesas redondas, além de eventos culturais
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 22/09/2022 10h25
  • última modificação 23/09/2022 12h09

O Campus do IFMA em Santa Inês realiza nos dias 21 e 22 de setembro (quarta e quinta-feira), a culminância da campanha “Fale mais sobre isso”, que faz alusão ao movimento internacional Setembro Amarelo, voltado para a prevenção ao suicídio (ver mais informações abaixo).

No Campus Santa Inês, a programação intitulada Dia D da Campanha (conferir no fim da matéria) contou com a presença de profissionais da saúde, professores do Instituto, palestras e mesa redondas, além de eventos culturais.

A abertura da culminância, no dia 21, trouxe a palestra “Saúde Mental”, com o médico Francisco Pimenta, especialista em emergência, psiquiatria e medicina do trabalho. No dia 22, nos dois turnos, têm destaque momentos culturais no pátio e a exibição do filme de animação australiano “Mary and Max – Uma Amizade Diferente” (2009), escrita e dirigida por Adam Elliot. A obra mostra a amizade por correspondência entre Mary, garota solitária de oito anos moradora nos subúrbios de Melbourne (Austrália), e Max, homem obeso de 44 anos que vive em Nova York (Estados Unidos).

A manhã do segundo dia ainda traz espaço de beleza voltado para maquiagem e penteados, e mesas redondas sobre saúde mental e bullying. À tarde, também ocorre sessão de atendimento odontológico no setor médico do Campus Santa Inês, bem como a palestra “Alegria e Tristezas, porque a Vida é assim?”, com a assistente social Vânia Reis.

Setembro Amarelo

Realizada no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha internacional Setembro Amarelo constitui a maior iniciativa anti estigma do mundo, segundo os organizadores. A data ​de 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2022, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha!”, com diversas ações sendo desenvolvidas por diferentes instituições.

Confira a programação completa (Campus IFMA Santa Inês):

Dia 21 (quarta-feira) – manhã

Dia 22 (quinta-feira) – manhã

Dia 22 (quinta-feira) – tarde

 

Fim do conteúdo da página