Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês realiza XII Semana do Meio Ambiente

Campus Santa Inês realiza XII Semana do Meio Ambiente

A culminância da Semana teve uma programação cheia de atividades ao longo do dia 8 de junho.
  • publicado 28/06/2022 10h12
  • última modificação 28/06/2022 10h12

Com o tema “Biodiversidade e Sustentabilidade”, a XII Semana do Meio Ambiente do IFMA Campus Santa Inês culminou em uma programação de atividades realizadas ao longo do dia 8 de junho. Na ocasião, houve palestras, exposição de trabalhos dos estudantes e uma exposição de plantas de jardins organizada por Jeofton Trindade (Sítio Trindade – Santa Inês).

Entre os convidados, estava o zootecnista José Ribamar Alves, que palestrou sobre o potencial para criação de pequenos ruminantes na região do Pindaré, colocando alternativas para reduzir os impactos ambientais com o manejo correto. Já o químico sanitarista da Caema Antonio Juliano falou sobre recursos hídricos e biodiversidade, destacando que muitos rios da região já desapareceram devido à urbanização das cidades e a poluição. A última palestra do dia foi ministrada pelo professor Claudio Figueredo, que fez uma apresentação sobre a Amazônia Legal e a importância de desenvolver a área sem impactar o ambiente.

Assuntos relacionados a energia solar, reutilização de materiais na construção civil, construções sustentáveis, reaproveitamento de água e logística reversa atravessaram os diversos trabalhos apresentados pelos alunos do campus ao longo da programação. Um dos destaques foi a pesquisa da aluna Vitória Michelle (Eletroeletrônica) sobre o monitoramento das águas do Rio Grajaú. Outro foi o trabalho da estudante Maria Vitória (Tecnologia em Construção de Edifícios) sobe soluções para melhorar o saneamento básico em Santa Inês, como a construção do banheiro ecológico e reaproveitamento da água da chuva.

Presente no evento, o diretor-geral do Campus Santa Inês, professor Aristóteles Almeida, enfatizou a importância da preservação do ambiente e lembrou que os alunos são responsáveis por disseminar e sensibilizar as outras pessoas na conservação da natureza.