Página Inicial > Notícias > Campus desenvolve projeto “Olhares sobre o Vale do Pindaré”

Campus desenvolve projeto “Olhares sobre o Vale do Pindaré”

Projeto de extensão possui três etapas, sendo a última realizada durante a Semana do Meio Ambiente do Campus.
  • publicado 27/05/2022 18h39
  • última modificação 27/05/2022 18h39

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Santa Inês, está desenvolvendo as ativadas do projeto de extensão “Olhares sobre o Vale do Pindaré: Memórias e Meio Ambiente. No dia 30 de março, foi realizada a primeira atividade com as turmas do Proeja 2020 e 2021, a partir de uma mesa redonda com o tema “Meio Ambiente: uma abordagem interdisciplinar”, com os professores e professoras Angela Mouzinho, Eva Dayna, Daniel Barcelos e Ronilson Brito que discutiram vários temas. Foi comentado sobre o Livro “Primavera Silenciosa – Rachel Carson” que retrata o uso de agrotóxicos e os seus impactos na natureza. O projeto tem como objetivo elencar um conjunto de ações que integrem os discentes do curso técnico em Administração, turmas Proeja, com a comunidade local, a partir de discussões que versem sobre o meio ambiente.

Durante a mesa redonda, buscou-se mostrar a história ambiental e suas transformações no Vale do Pindaré e os trabalhos científicos já realizado na região. O evento foi transmitido via plataforma do Canal do IFMA Campus Santa Inês no YouTube, através do link. A segunda atividade ocorreu dia 05 de maio, quando os alunos discutiram as transformações sofridas no ambiente natural. Eles tiveram que buscar em suas memórias e relatar como era esse espaço antes e depois, e se essas mudanças impactaram suas vidas socialmente, culturalmente e economicamente. Os relatos foram gravados a partir da autorização dos mesmos para constar nos autos da pesquisa e, durante as falas, foram descobrindo a importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

O terceiro momento será a culminância do projeto na Semana do Meio Ambiente, que acontecerá no Campus IFMA Santa Inês dia 08 de junho nos três turnos, com o tema: “Biodiversidade e Sustentabilidade”,  que está em sua décima segunda edição. Neste dia haverá apresentações, exposição de trabalhos e oficinas com as turmas de Eletrônica 2020, Edificações 2020, Edificações 2022, Logística 2020, Logística 2021, Proeja 2020, Proeja 2021, Proeja 2022, Licenciatura em Física e apresentação do trabalho de pesquisa da aluna Maria Vitória Oliveira (TCE), com o tema “Contribuições do IFMA frente as questões ambientais influenciadoras na promoção da saúde no município de Santa Inês – MA”, coordenado pela professora Ana Karine.

Haverá ainda palestras com professor Zootecnista José Ribamar Alves Gonçalves Júnior e Antonio Juliano Lima Sousa, químico responsável da Caema – Santa Inês. Ainda em destaque para semana, haverá a participação do projeto do professor Jeofton Trindade, ex-aluno do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, que convida toda a comunidade escolar para prestigiar da II Exposição de Plantas de Jardim, no dia 12 de junho, às 08h, na Av. Luís Barros Ellouff, 1125, Aeroporto, Santa Inês, (maiores informações no blog).

O coordenador da Semana do Meio Ambiente 2022, professor Antonio Marcos Sodré convida os servidores, servidoras e comunidade escolar a participarem do evento, que conta com a participação dos colaboradores, professores Angela Mouzinho, Eva Dayna, Raissa Raquel, Ana Karine, Ilka Vanessa, Franklin Carneiro, Ronilson Lopes, Janaína Medeiros. “Devido à pandemia, nos anos de 2020 e 2021, o evento foi realizado remotamente, e em 2022, retomamos na forma presencial para mostrar a relevância de cuidar do nosso lar, que nos trata tão bem e o qual devemos recompensar preservando a natureza, que é tão bela e maravilhosa”, destaca o coordenador.