Página Inicial > Notícias > Projeto de Ensino incentiva estudantes a participar da OBMEP

Projeto de Ensino incentiva estudantes a participar da OBMEP

Prepara OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) Santa Inês está sob a coordenação do professor Lucas Viana e ocorrerá de 12 a 17 de julho, antecedendo a aplicação das provas da 1ª fase.
  • publicado 14/07/2021 21h22
  • última modificação 14/07/2021 21h23

As Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas estão se aproximando, com o período de aplicação das provas no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês. Em todo o Brasil, o calendário de provas já está em andamento. Com provas até o dia 03 de agosto, mais de 17.357.081 estudantes de escolas públicas estão inscritos. Visando preparar alunos do campus para a competição, o campus deu início ao projeto de ensino “Prepara OBMEP Santa Inês”.

O projeto de ensino tem como objetivo desenvolver competências e habilidades dos alunos relacionadas à OBMEP para os estudantes do Campus Santa Inês. Cerca de 92 estudantes do campus estão inscritos, envolvendo os cursos técnicos de 1º ao 3º anos do Ensino Médio. O projeto envolve desafios matemáticos com:

• Desafios matemáticos no turno matutino
  • Resoluções de questões modelos da OBMEP no turno vespertino

O projeto conta ainda com apoio de professores de matemática e outras disciplinas, bem como com o apoio da Diretoria Geral e Diretoria de Desenvolvimento Educacional do campus, em prol de incentivar os discentes à participarem das olimpíadas.

Na semana de revisão entre os dias 12 e 17, mais precisamente no sábado (17), o projeto contará com a participação do professor Sandoel Vieira (medalhista na OMBEP de 2005 a 2010), participando de seis edições da OBMEP e recebeu três medalhas de ouro e duas de bronze.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

-Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Vale destacar que o campus Santa Inês todo ano tem grande número de estudantes medalhistas em Olimpíadas do Conhecimento, tais como: Olimpíada internacional de Matemática da ÁSIA – AIMO (Asia International Mathematical Olympiad); Olimpíadas Nacional de Ciências; Olimpíadas do Institutos Federais; Olimpíadas Canguru de Matemática; Olimpíadas Tubarão de Matemática; Olimpíadas Brasileira de Matemática; Olimpíadas; Copa Brasileira de Matemática; Olimpíada Brasileira de Astronomia; Olimpíada Brasileira de Química entre outras.

Dentre os destaques em olimpíadas,  há a presença marcante do estudante Robson Nascimento, egresso do curso técnico em Eletroeletrônica do campus, que foi medalhista de Ouro na Olimpíada internacional de Matemática da ÁSIA (AIMO), realizada na Tailândia, em 2018.