Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Artigo de professora do campus é publicado em site de notícias da PB
Início do conteúdo da página Notícias

Artigo de professora do campus é publicado em site de notícias da PB

Professora da área de Geografia, Luana Louyse Martins Rodrigues publicou, no site Brasil de Fato PB, um artigo que trata do Grupo da Várzea, grupo político paraibano
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/07/2021 10h23
  • última modificação 09/07/2021 10h23

Luana Louyse Martins Rodrigues

A professora Luana Louyse Martins Rodrigues publicou, do IFMA Campus Santa Inês, publicou, no site Brasil de Fato PB, o artigo “Dossiê Grupo da Várzea Parte V: os Velloso Borges após o golpe de 1964”, que trata da atuação, durante a Ditadura Militar, do grupo formado por usineiros e latifundiários que exerceram um influente papel na vida política e econômica na Paraíba. O texto foi publicado no dia 1º de julho.

A publicação faz parte de um conjunto de artigos elaborados por pesquisadores que relatam o processo histórico a respeito das oligarquias paraibanas vinculadas ao Grupo da Várzea. A parte V, escrita pela professora Luanna Louyse Martins Rodrigues, descreve a força política da família, desde Aguinaldo Velloso Borges a seus netos Daniella e Aguinaldo Ribeiro.
Luanna Louyse Martins Rodrigues explica que foi convidada por Henrique Medeiros, membro do conselho político do jornal Brasil de Fato Paraíba, para contribuir em uma publicação de recuperação da memória histórica. O objetivo da publicação, segundo diz, é o de recuperar o passado de oligarquias e grupos políticos paraibanos, com o intuito de compreender melhor o processo político nos dias atuais na Paraíba.

professora trabalha em colaboração com a historiadora Zênia Chaves de Araújo Melo, para recuperar trajetória política do “Grupo da Várzea”, cujos descendentes continuam a ocupar cargos eletivos na Paraíba até os dias atuais. “A esse grupo são também atribuídos diversos crimes cometidos contra camponeses paraibanos no intuito de reprimir a organização por direitos e a luta pela Reforma Agrária”, afirma a pesquisadora.

Em seu doutorado, defendido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luanna Louyse Martins Rodrigues escreveu a tese “Terra que Brota Margaridas e Encerra Vidas: judicialização da questão agrária e violência no campo paraibano”, em que destacou a trajetória dos Velloso Borges, família política que integrava o Grupo da Várzea. Segundo relata, o patriarca da família, Aguinaldo Velloso Borges, foi implicado nos assassinatos de duas das mais expressivas lideranças camponesas na Paraíba, João Pedro Teixeira em 1962 e Margarida Maria Alves em 1983. “Devido ao seu grande poder de mando e influência política, Aguinaldo faleceu sem ter sido levado à Justiça para responder pelas acusações de participação como mandante dos referidos assassinatos”, afirma a pesquisadora.

A publicação no Brasil de Fato PB será dividida em dois artigos, o primeiro sobre a força política dos Velloso Borges após 1964 e o segundo, ainda a ser publicado, enfocará o assassinato da líder sindical Margarida Maria Alves.

Confira o artigo no site Brasil de Fato PB

registrado em:
Fim do conteúdo da página