Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professor conclui curso em domótica pela Embaixada da Espanha
Início do conteúdo da página Notícias

Professor conclui curso em domótica pela Embaixada da Espanha

Professor do campus, Ádamo Henrique Rocha de Oliveira, foi o representante do IFMA selecionado para o curso virtual em domótica KNX, pelo Conif.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 08/07/2021 19h06
  • última modificação 08/07/2021 19h07

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha, selecionou 20 professores das áreas de automação, civil, elétrica, infraestrutura ou correlatas para participar do curso virtual “Aprenda domótica KNX praticando”. O processo seletivo foi realizado por meio do Edital CONIF/AI Nº 04, que foi publicado em maio de 2021.

O curso teve duração total de 30 horas e foi ofertado para os professores da Rede Federal entre os dias 31 de maio e 25 de junho de 2021. Desse total, foram 10 horas de atividades síncronas, com professores espanhóis e brasileiros, e 20 horas de atividades assíncronas, que focam em aspectos práticos, por meio do uso de um simulador KNX.O processo seletivo foi feito por sorteio e a recomendação que os candidatos tenham domínio do espanhol, porém não é um item obrigatório.

Dessa forma, no dia 24 de maio saiu o resultado com a seleção do professor do IFMA Campus Santa Inês, Ádamo Henrique Rocha de Oliveira, professor de Engenharia Elétrica/Eletrônica.O curso “Aprenda domótica KNX praticando” é outro desdobramento do acordo de cooperação entre o Conselho e o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, por meio da Embaixada da Espanha.

KNX – Trata-se de um padrão mundial de soluções inteligentes para o controle de residências e edifícios (domótica/automação predial) que permite entre diversas aplicações reduzir consumo de energia derivada de iluminação, proteção solar, ventilação, aquecimento e ar condicionado por zoneamento em instalações de alto desempenho, mantendo um alto nível de bem-estar para os usuários.

O professor Adamo ressalta que “participar deste curso de domótica foi muito gratificante. Eu tive a oportunidade de aprender um pouco sobre o KNX, que é o único padrão aberto mundial para automação predial. A equipe de tutores da Espanha e do Brasil mostrou-se altamente qualificada no assunto e com uma excelente didática, o que tornou o aprendizado muito tranquilo. O padrão KNX está iniciando sua expansão na América Latina, porém com poucos profissionais dominando esta tecnologia. Isso representa uma ótima oportunidade para que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica prepare profissionais de níveis técnico e superior para desbravarem este mercado. A parceria entre o Conif e o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, que teve como uma das ações a oferta deste curso, acertou em cheio em nos permitir ter uma amostra de todo o potencial desta tecnologia. Infelizmente as vagas eram limitadas e os demais colegas interessados não puderam participar. Portanto, sinto-me honrado em ter sido selecionado como docente do Instituto Federal do Maranhão a participar do curso”.

registrado em:
Assunto(s): Conif , Domotica , Espanha , IFMA
Fim do conteúdo da página