Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês realiza Semana do Meio Ambiente

Campus Santa Inês realiza Semana do Meio Ambiente

Semana aconteceu de forma online no dia 04 de junho.
  • publicado 10/06/2021 23h11
  • última modificação 10/06/2021 23h11

A XII Semana do Meio Ambiente (SMA 2021) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês foi realizada no dia 04 de junho e ocorreu de forma online pelo Canal no YouTube do campus, devido a pandemia, sendo realizado de forma remota, com a participação da comunidade acadêmica (docentes, discentes, servidores) e a comunidade externa. O Tema da semana este ano foi: “A Pandemia no contexto da Crise Ambiental”.

No ano de 2020 observou-se o aumento no número de queimadas no Pantanal e na região Amazônica, garimpos irregulares, derrubada de árvores, vários agrotóxicos utilizados de maneira incorreta dentre outros, o que gera um impacto muito negativo no meio ambiente. O objetivo desta semana é que as pessoas possam refletir sobre suas atitudes em relação à natureza. A Agenda 2030, a Carta da Terra e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos remete a uma visão de um planeta mais sustentável, onde todas a população possa gozar de direitos para melhorar sua qualidade de vida. A pandemia vem trazendo muitos prejuízos ao meio ambiente e à vida social das pessoas, com o aumento da pobreza, desemprego, hospitais lotados etc. Então, no evento, buscou-se reforçar o verdadeiro papel de proteger o meio em que vivemos.

A abertura do evento foi iniciada pelo diretor-geral do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda, que comentou sobre a importância do tema para a comunidade acadêmica, os impactos da pandemia e sobre a Carta da Terra. Após a abertura houve a palestra “Degradação Ambiental e o surgimento de doenças relacionando com a COVID”, ministrada pelo professor Antônio Marcos Sodré, que falou sobre como a degradação da natureza (poluição do ar, água, solo e alimentos, etc.) pode estar interligada com o aparecimento de novas doenças (vírus). Sob a orientação da professora Angela Mouzinho, os alunos da Turma Eletromecânica 2020 apresentaram vídeos sobre os ODS, relatando cada objetivo e propondo ações para que esse objetivo seja cumprido; e a Turma Eletroeletrônica 2021 elaborou infográficos e panfletos das notícias sobre meio ambiente que foram manchete no ano de 2020-2021. Foi relatado queimadas, poluição de rios, rompimento de barragem, etc.

A professora Luanna Louyse orientou a turma de Edificações 2020, que apresentou trabalhos com o tema “Impactos ambientais provocados pelo avanço da fronteira agrícola no Brasil e no Maranhão”. Dentro desse tema, foram discutidos o pantanal, cerrado, agronegócio, Agropecuária, Amazônia-Fauna e Agrotóxicos. As Turmas de Informática 2019 e Logística 2019, sob orientação dos professores Anna Dulce e Anderson Araújo, apresentaram trabalhos sobre potenciais de produção, benefícios e impactos ambientais das usinas hidrelétricas, eólicas, termelétricas, nucleares, solares e maremotrizes. O evento trouxe reflexões muito importantes sobre a preservação do meio ambiente, com discussões necessárias para repensarmos atitudes em relação à natureza.

Poema escrito e apresentado por Maria Pereira (Proeja 2018)]

“Foi Deus quem plantou as árvores

E com sua mão as criou

O homem com sua maldade

Tocou fogo e as queimou”.

“Nossa Natureza chora

Devido a Devastação

Quando vemos uma tora

Em cima de um caminhão”.