Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês realiza Semana do Meio Ambiente 
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Santa Inês realiza Semana do Meio Ambiente 

Semana aconteceu de forma online no dia 04 de junho.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 10/06/2021 23h11
  • última modificação 10/06/2021 23h11

A XII Semana do Meio Ambiente (SMA 2021) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês foi realizada no dia 04 de junho e ocorreu de forma online pelo Canal no YouTube do campus, devido a pandemia, sendo realizado de forma remota, com a participação da comunidade acadêmica (docentes, discentes, servidores) e a comunidade externa. O Tema da semana este ano foi: “A Pandemia no contexto da Crise Ambiental”.

No ano de 2020 observou-se o aumento no número de queimadas no Pantanal e na região Amazônica, garimpos irregulares, derrubada de árvores, vários agrotóxicos utilizados de maneira incorreta dentre outros, o que gera um impacto muito negativo no meio ambiente. O objetivo desta semana é que as pessoas possam refletir sobre suas atitudes em relação à natureza. A Agenda 2030, a Carta da Terra e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos remete a uma visão de um planeta mais sustentável, onde todas a população possa gozar de direitos para melhorar sua qualidade de vida. A pandemia vem trazendo muitos prejuízos ao meio ambiente e à vida social das pessoas, com o aumento da pobreza, desemprego, hospitais lotados etc. Então, no evento, buscou-se reforçar o verdadeiro papel de proteger o meio em que vivemos.

A abertura do evento foi iniciada pelo diretor-geral do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda, que comentou sobre a importância do tema para a comunidade acadêmica, os impactos da pandemia e sobre a Carta da Terra. Após a abertura houve a palestra “Degradação Ambiental e o surgimento de doenças relacionando com a COVID”, ministrada pelo professor Antônio Marcos Sodré, que falou sobre como a degradação da natureza (poluição do ar, água, solo e alimentos, etc.) pode estar interligada com o aparecimento de novas doenças (vírus). Sob a orientação da professora Angela Mouzinho, os alunos da Turma Eletromecânica 2020 apresentaram vídeos sobre os ODS, relatando cada objetivo e propondo ações para que esse objetivo seja cumprido; e a Turma Eletroeletrônica 2021 elaborou infográficos e panfletos das notícias sobre meio ambiente que foram manchete no ano de 2020-2021. Foi relatado queimadas, poluição de rios, rompimento de barragem, etc.

A professora Luanna Louyse orientou a turma de Edificações 2020, que apresentou trabalhos com o tema “Impactos ambientais provocados pelo avanço da fronteira agrícola no Brasil e no Maranhão”. Dentro desse tema, foram discutidos o pantanal, cerrado, agronegócio, Agropecuária, Amazônia-Fauna e Agrotóxicos. As Turmas de Informática 2019 e Logística 2019, sob orientação dos professores Anna Dulce e Anderson Araújo, apresentaram trabalhos sobre potenciais de produção, benefícios e impactos ambientais das usinas hidrelétricas, eólicas, termelétricas, nucleares, solares e maremotrizes. O evento trouxe reflexões muito importantes sobre a preservação do meio ambiente, com discussões necessárias para repensarmos atitudes em relação à natureza.

Poema escrito e apresentado por Maria Pereira (Proeja 2018)]

“Foi Deus quem plantou as árvores

E com sua mão as criou

O homem com sua maldade

Tocou fogo e as queimou”.

“Nossa Natureza chora

Devido a Devastação

Quando vemos uma tora

Em cima de um caminhão”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página