Página Inicial > Notícias > Campus realiza live de combate à violência contra a Mulher.

Campus realiza live de combate à violência contra a Mulher.

Live contou com vasta programação de paletsras, debates e apresentação cultural.
  • publicado 01/09/2020 21h32
  • última modificação 02/09/2020 14h33

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou nesta segunda (31) uma live com o tema “O combate e a prevenção da violência contra a mulher: a lei Maria da Penha e seus dispositivos de proteção”, transmitida no Canal do Youtube do campus e que contou com a presença de convidadas especiais na mesa para o debate. A live foi em alusão ao agosto lilás, mês de conscientização do combate à violência contra a mulher.

A live  contou com as seguintes debatedoras: a procuradora federal junto ao IFMA, Ângela Saldanha, com uma abordagem voltada para: O abuso sexual e os marcadores gênero, raça e classe; a Assistente Social do IFMA, Dayse Da Silva Rocha Araújo, abordando “Políticas públicas para enfrentamento à violência contra a mulher.” a advogada Fernanda Ventura, palestrante, formada pela faculdade de Direito de Campos/RJ , pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP, CEO do escritório Ramos & Ventura Advocacia, ocupante do cargo de Procuradora da Câmara Municipal de Santa Inês e presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Subseção de Santa Inês/MA. Ela debateu sobre o tema “Você não está sozinha: Lei Maria da Penha e estratégias de apoio e segurança para as mulheres.”

A Pesquisadora Lilah de Morais Barrêto; Graduada em Direito-UFMA; Mestra em Direito e Instituições do Sistema de Justiça-UFMA; Prêmio FAPEMA 2018 na categoria Dissertação de Mestrado da Área de Ciências Humanas e Sociais; Com pesquisa em Gênero, Direitos Humanos das Mulheres; Análise do Discurso; Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Oficiala de Justiça –TJMA; A live foi mediada pela professora e coordenadora do NEABI do Campus Santa Inês, Roberta Lobão.

Para fechar a noite, houve a apresentação musical da aluna Isabelle Araújo, do Curso Técnico em Eletroeletrônica do campus, que também é integrante do grupo MUSICART do campus Santa Inês. A live teve quase 3 horas de duração, com interação do público, servidores, alunos, pais e comunidade externa. A organização agradece a todos os participantes.