Página Inicial > Notícias > Aluno e professor do Campus Santa Inês têm artigo publicado em coletânea

Aluno e professor do Campus Santa Inês têm artigo publicado em coletânea

O graduando em Administração, Tiago Ribeiro, e o professor de Educação Física, Antonio Silva, emplacaram o artigo em publicação especial com ênfase nas áreas de Administração, Marketing e Inovação.
  • publicado 15/07/2020 17h31
  • última modificação 15/07/2020 17h54

O aluno Tiago Ribeiro

Em uma parceria acadêmica colaborativa de êxito, o aluno do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, Tiago Ivan Matos Ribeiro, do curso superior Bacharelado em Administração, e o professor de Educação Física do Campus Santa Inês, Antonio Silva Andrade Cunha Filho, tiveram o artigo “Proposta de revitalização dos espaços públicos de esporte e lazer no município de Santa Inês – MA”, publicado no Capítulo 7, da Coletânea de Administração, Marketing e Inovação 1, da Editora Kreatik. A publicação, no formato e-book PDF, tem como foco conteúdos científicos especialmente selecionados das áreas de Administração, Marketing e Gestão.

Clique para baixar a publicação completa aqui

Tiago Ribeiro, que cursa o Bacharelado em Administração desde 2017 no IFMA Campus Santa Inês, tem sua principal linha de pesquisa voltada para elaboração de projetos na área do setor público e privado.

O artigo do estudante foi publicado após apresentação no Congresso Nacional de Administração de Santa Inês (CONASI), realizado em 2019. Em sua análise, levando em consideração as observações do plano cotidiano, Tiago expõe que os espaços destinados ao lazer pelo poder público, em geral, parecem configurar-se como sendo um espaço de menor relevância em relação às demais políticas. Comumente, observa-se que esses espaços se encontram sucateados e abandonados e, na maioria das vezes, tratados como algo não necessário à sociedade. Mas essa lógica pode ser refutada ou corroborada no município de Santa Inês (MA).

Tiago Ribeiro durante apresentação do trabalho no Congresso Nacional de Administração,  em 2019

A cidade de Santa Inês é uma cidade da microrregião do Vale do Pindaré, localizada a 243 km da capital de São Luís, no estado do Maranhão, sendo destaque no ramo da logística do Estado do Maranhão, assim também como para o comércio regional para proposta de projetos estruturais voltados para a prática esportiva e de lazer no município.

O projeto tem o intuito de promover a educação avançar sobre os estudos e as pesquisas do fenômeno lazer no sentido da integração dos saberes, visando à preservação dos espaços públicos, pois a população inserida na área do entorno faz uso dessas quadras, utilizam desses serviços para a sua saúde e seu bem-estar.

Para o autor, este resultado “mostra a importância de valorizar o curso, os professores e se dedicar aos estudos, pois a certeza desse processo certamente será o sucesso e reconhecimento, bem como o reconhecimento do nosso instituto. Não precisamos nos deslocar para outros Estados e cidades. Precisamos valorizar sempre nossos eventos locais”,

Para o professor de Educação Física do Campus Santa Inês, Antonio Silva, a proposta do projeto é fazer com que os espaços públicos de lazer da cidade de Santa Inês possam ser ocupados pela comunidade. Entretanto, precisam ser revitalizados e desenvolvido junto aos órgãos gestores políticas públicas que possam ser trabalhadas coletivamente. “Há quase um ano, temos discutido esse trabalho junto com o aluno Tiago, que tem catologado as praças das cidades e realizado alguns diagnósticos. Por fim, esse trabalho tem muito a contribuir a cidade de Santa Inês”, destacou.