Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês organiza I Torneio Virtual de Matemática

Campus Santa Inês organiza I Torneio Virtual de Matemática

A inscrição é gratuita e pode ser feita on-line até 23 de maio.
  • publicado 14/05/2020 15h24
  • última modificação 14/05/2020 15h24

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizará no dia 25 de maio o I Torneio Virtual de Matemática do IFMA (TVMIFMA). O torneio é aberto à todos os alunos com matrícula ativa nos campi do IFMA em qualquer curso técnico integrado. A inscrição é gratuita.

A iniciativa é coordenada pelo professor de Matemática do Campus Santa Inês, Pessoa Júnior. “O torneio surge como alternativa para os alunos manterem os estudos neste período de distanciamento social por conta da Covid-19, além de manter o aluno em contato com a comunidade acadêmica do IFMA”, explica.

Além disso, a atividade busca aproximar os alunos de diversos campi do IFMA por meio do estudo da Matemática; promover o interesse pela disciplina e desenvolver a capacidade dos alunos de obter realização e satisfação na atividade intelectual.

Conforme estabelecido no REGULAMENTO DO TORNEIO, o aluno interessado em participar deverá preencher a ficha de inscrição disponível no link: https://forms.gle/W6bm5P7AJrvjTqy88 , até às 22 horas do dia 23 de maio.

A Prova

A aplicação acontece no dia 25 de maio, às 10h. Ao todo, os alunos terão de responder 30 questões, elaboradas por professores de matemática do IFMA, todas de múltipla escolha, em um tempo de 2h (120 minutos). As questões terão pesos diferentes conforme a sua dificuldade: a) fácil (1 ponto); b) média (2 pontos) e c) difícil (3 pontos). No total, as questões somadas totalizam 60 pontos.

Essa forma de organizar as questões e o tempo para respondê-las exigem dos alunos a utilização de estratégias e raciocínio lógico para obterem a melhor pontuação possível.

O aluno deve finalizar o envio da sua prova antes do horário final, pois não serão aceitos envios da prova após o horário de término.

E atenção! O link para as provas será enviado para e-mail cadastrado no processo de inscrição exatamente no horário de início da prova.

A prova será igual para todos os candidatos, embora, para fins de classificação, o torneio será dividido em três níveis: A – para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio Técnico; B – para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico e C – para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio Técnico.

Resultados  e premiações

Os resultados, gabaritos e premiações serão divulgados no site e no Instagram do IFMA Campus Santa Inês, seguindo o calendário constante no item 9.

O torneiro premiará 15 alunos, portanto, 05 (cinco) em cada nível (A, B e C), com certificados de premiação em formato digital, da seguinte forma:

– Medalha de Ouro – 1 medalhista para cada nível
– Medalha de Prata – 1 medalhista para cada nível
– Medalha de Bronze – 1 Medalhista para cada nível
– Menção Honrosa – 2 premiações por cada nível

Esses certificados serão enviados para os e-mails cadastrados desses alunos, pois não haverá premiação com medalhas físicas.