Página Inicial > Notícias > Curso de gestão ambiental é realizado no Campus Santa Inês

Curso de gestão ambiental é realizado no Campus Santa Inês

Curso foi realizado nos dias 12 e 13 de março e teve como facilitadora a professora Hellen Mayse Nascimento.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 17/03/2020 11h35
  • última modificação 17/03/2020 11h36

Nos dias 12 e 13 de março, o Auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês foi palco do “Curso de Gestão Ambiental para Recuperação de Áreas”, que teve como facilitadora a professora Hellen Mayse Paiva Silva Nascimento, mestra em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (PPDSR/Uema). O objetivo do curso foi proporcionar aos participantes noções básicas sobre a importância da gestão ambiental e sua aplicabilidade para recuperação de áreas degradadas. Participaram alunos dos cursos de Administração, Física, Tecnologia em Construção de Edifícios, Engenharia da Computação, Especialização em Ciências e Meio Ambiente e da comunidade (alunos egressos).

Hellen Mayse falou das possibilidades de trabalho em Gestão Ambiental em diversas áreas relacionadas a recursos hídricos, biodiversidade, energia, auditoria e certificação, riscos e desastres, resíduos e reciclagem, dentre outros. A Gestão ambiental é uma disciplina que trata da gestão de atividades econômicas e sociais, com o propósito de utilizar de maneira racional e sustentável os recursos naturais. “A Gestão ambiental emprega técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, de consumo e produção sustentáveis, o planejamento participativo e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas”, destacou a professora.

Alguns dos benefícios da Gestão ambiental no planejamento empresarial estão relacionados à redução de custos diretos, a exemplo da redução do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos; e de custos indiretos, como as sanções e indenizações decorrentes de danos ao meio ambiente, ou prejuízos à saúde dos funcionários e da população que vive em regiões com unidades de produção da empresa.

Os alunos que participaram do curso puderam ter mais conhecimento sobre como trabalhar a gestão ambiental em seus ambientes de trabalho, casa ou estudo, trazendo inovações que possam melhorar as condições de vida nesses locais, aprimorando as técnicas de como gerir o meio ambiente.