Página Inicial > Notícias > Alunos participam de estágio remunerado na Prefeitura

Alunos participam de estágio remunerado na Prefeitura

Convênio oferece 10 vagas para alunos dos cursos superiores do Campus Santa Inês
  • publicado 13/03/2020 15h11
  • última modificação 13/03/2020 15h58

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês e a Prefeitura Municipal de Santa Inês, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento, firmaram uma parceria em continuidade a um convênio já existente entre ambos para a oferta de 10 vagas em estágio extracurricular (remunerado), para os estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração e Bacharelado em Engenharia de Computação, nos setores administrativos da Secretaria de Saúde do município.

O diretor-geral do Campus, Professor Aristóteles de Almeida Lacerda Neto, realizou uma visita aos estagiários nos dias 06 e 11 de fevereiro, nos turnos matutino e vespertino, acompanhando a rotina dos alunos no estágio, e aproveitou para verificar junto à secretaria de saúde, Maria Micherlância dos Santos, outras oportunidades e agradecer pelo acolhimento aos estagiários. “O IFMA está à disposição, a gente tem essa parceria e que possamos solidificar cada vez mais com nossos alunos, nosso corpo técnico e docente, toda a nossa comunidade tem uma vontade de servir, de intervir, e, nos sentimos úteis com isso”, ressaltou o diretor.

Maria Micherlância dos Santos D´Caminha explica como funciona o estágio. “É de fundamental importância essa parceria, não só para o aluno, mas pra nós como instituição (Secretaria de Saúde). Nesse momento, nós precisamos de mão-de-obra eficiente e eficaz, mexendo com o sistema que alimenta toda a informação da atenção primária de saúde, pois estamos fazendo uma força tarefa para cadastrar toda a nossa população, em decorrência do novo financiamento da Atenção Primária de Saúde que está acontecendo no Brasil inteiro, então, o estágio cabe exatamente em nossa necessidade e para o aluno também, que venha somar para ele essa experiência”, relatou. “Se nós tivéssemos mais alunos como estes, como profissionais e comprometidos, estaríamos bem diante da demanda, com isso, parabenizamos primeiro os alunos e também a entidade, por ter alunos comprometidos com o serviço. A chegada deles deu um salto muito grande nos cadastros que estávamos precisando realizar, diante de cerca de 89 mil habitantes para cadastrar. Com isso, a vinda deles foi de grande importância para nós, para o município”, pontuou o responsável por acompanhar as atividades junto aos estagiários, coordenador de controle e avaliação, Josino Catarino.

Para o estudante de Administração, Alexandre Melo Saunders, “me sinto bem com a experiência. Se a gente não fizer isso, vai ficar muita gente sem condições de pagar um hospital particular e aí não vai ter verba suficiente para remédios, consultas e outras coisas, ficando muita gente desamparado por ai, por isso estamos ajudando a cumprir a meta do município. Me sinto bem útil em estar ajudando. Essa oportunidade me proporciona experiência no meio público, em trabalhar na Prefeitura e, sem o IFMA, seria muito difícil algum de nós conseguirmos uma vaga”, destacou o aluno.