Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus realiza aula inaugural do curso de Montagem e manutenção de computadores
Início do conteúdo da página Notícias

Campus realiza aula inaugural do curso de Montagem e manutenção de computadores

Curso de Formação Inicial e Continuada é voltado para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 27/01/2020 14h30
  • última modificação 30/01/2020 22h16

Na última quarta-feira (22), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, realizou a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em “Montagem e manutenção de computadores”. O curso é ofertado pela instituição em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania do município, e tem como público-alvo jovens e adultos da Associação de Reabilitação e Ressocialização Fonte de Vidas e da comunidade em geral em situação de vulnerabilidade social. A seleção foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do município de Santa Inês.

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo diretor-geral do campus em exercício, professor Anderson Meireles; pelo coordenador do curso FIC, professor Emanuel Cleiton Lemos; pelo secretário de Administração do município de Santa Inês, Sr. João Batista Santos Melo; pela secretária de Educação, professora Maria do Carmo Gama; pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sr.ª Alciene Rabelo Correia; e pela presidente da Associação de Reabilitação e Ressocialização Fonte de Vidas, Sra. Marinalva Alves.

“É um incentivo muito grande, uma profissão para eles, uma oportunidade muito boa este curso para a Associação. Muitos terminaram a recuperação, mas não levaram nada para vida deles, como um curso. Já estes, quando saírem, não vão sair de mãos abanando, já podem sair com algo no currículo para o mercado de trabalho”, declarou a presidente da Associação, Marinalva Alves.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Alciene Rabelo, destacou a importância da parceria entre o IFMA e a Prefeitura de Santa Inês. “Essa iniciativa é muito importante: poder ver que eles estão entusiasmados com o curso e ver que podemos ajudar, sem medir esforços para isso acontecer. Não teria lugar melhor para isso acontecer, pois o IFMA é referência, e quem sabe já sair daqui com um emprego garantido, graças ao IFMA, ao professor Aristóteles (diretor-geral) em nos ofertar essa oportunidade”.

O secretário de Administração do município, citou a letra da canção “Tente outra vez”, de Raul Seixas, como forma de incentivo aos cursistas. “Diante de inúmeros problemas diários, acreditar sempre valerá a pena, desistir jamais, tentar sempre!”.

O diretor-geral em exercício, Anderson Meireles, fez uma retrospectiva do programa, mostrando os benefícios trazidos para a sociedade, bem como se disponibilizando enquanto professor do curso a ajudar os cursistas nessa caminhada para o sucesso.

O coordenador do curso, Emanuel Cleiton, abordou temas importantes como o funcionamento do curso FIC, carga horária, disciplina e visão geral do curso. Ao final da apresentação, convidou a todos os presentes para conhecer o Laboratório de Informática do campus, local onde acontecerão as aulas.

O programa Digitando uma nova história foi lançado em 2018, pelo IFMA Campus Santa Inês, capacitando internos em uma unidade prisional. Posteriormente, o curso FIC de operadora de computador foi ofertado ao público feminino em 2019, por meio dos programas Mulheres Mil e Digitando uma nova história, e algumas cursistas conseguiram emprego na área assim que concluíram o curso.

Fim do conteúdo da página