Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês forma alunos dos cursos técnicos

Campus Santa Inês forma alunos dos cursos técnicos

Na cerimônia, foram diplomados estudantes dos cursos de Edificações, Eletromecânica e Administração.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 06/01/2020 12h36
  • última modificação 06/01/2020 12h36

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou no dia 19 de dezembro a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica e Administração. A solenidade contou com a presença de professores e servidores do instituto, familiares e amigos dos formandos e foi realizada no Espaço Nobre, espaço de eventos da cidade.

A oradora da turma de Eletromecânica, Beatriz da Silva Leitão, externou o sentimento de gratidão ao IFMA, e disse que a instituição foi um instrumento de oportunidades na vida de todos de sua turma e se emocionou ao lembrar dos três anos de convivência com seus colegas. “Houve muitas dificuldades que nos fizeram pensar em desistir, mas a vontade de vencer era maior, vontade essa que nos deu força para prosseguimos. Os momentos difíceis não impediram que os bons acontecessem e garantimos que tudo que vivemos ficará marcado na nossa memória. Sabemos que uma fase termina em nossas vidas, mas uma que exige mais responsabilidade se inicia e o IFMA serviu para nós capacitar para ela. Agradeço a todos!”

O orador da turma de Edificações, Joebson Nunes Trindade, iniciou seu discurso com uma citação de Conrado Iglésias: “O fim de toda jornada revela o início de outras, porque a vida simplesmente acontece”. Em sua fala, rememorou os anos de vivência com a turma, fazendo uma retrospectiva dos momentos que passaram juntos.

Disse: “cabe a cada um de nós avaliar esses três anos com bons olhos, olhar para trás e perceber que cada trabalho em grupo causou discussões, mas nos uniu mais, que cada pedido de perdão nos fez mais humano, que cada piada sem graça serviu para alegrar um dia difícil, que cada abraço serviu para libertar a alma de uma maneira única, que cada sorriso nos fez sentir o lado bom de viver, que cada professor foi único e especial da sua maneira, que cada servidor foi essencial para que tudo acontecesse, que a família foi grandiosamente importante em toda essa trajetória”.

A oradora da turma de Administração enfatizou também a assistência estudantil que a instituição prestou aos alunos durante o curso e agradeceu a todos os professores e família que fizeram parte desta história.

Os coordenadores, Angela Mouzinho, Pedro Batalha, Rui Deglan, externaram em suas falas o sentimento de felicidade e garantiram que estavam formando pessoas para vida.

O diretor geral do campus, Aristóteles de Almeida, desejou sucesso e êxito no novo caminho que os acadêmicos começariam a trilhar e falou da importância do momento de formação, sendo aquele um momento que prova que os anos na instituição serviram para capacitá-los para o mundo de trabalho. E citou as palavras do presidente norte-americano Theodore Roosevelt para ressaltar a sua fala: “O que importa não é o homem que critica ou aquele que aponta como o bravo tropeçou, ou quando o empreendedor poderia ter atingido maior êxito. Importante, em verdade, é o homem que está na arena, com a face coberta de poeira, suor e sangue; que luta com bravura, erra e seguidamente, tenta atingir o alvo. É aquele que conhece os grandes entusiasmos, as grandes devoções e se consome numa causa justa. É aquele que, no sucesso, melhor conhece o triunfo final dos grandes feitos e que, se fracassa, pelo menos falha ousadamente, de modo que o seu lugar jamais será entre as almas tímidas, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota”.

Ao final da cerimônia, o público se confraternizou ao som das músicas e registrou em fotografias a noite marcante.