Página Inicial > Notícias > Ex aluno e servidor do campus é aprovado em mestrado

Ex aluno e servidor do campus é aprovado em mestrado

Marcos Alexandre Sousa Martins foi aprovado no Mestrado em Contabilidade e Administração na FUCAPE Business School em São Luís-MA.
  • publicado 02/01/2020 18h19
  • última modificação 03/01/2020 16h17

O ex-aluno do curso de bacharelado em Administração, Marcos Alexandre Sousa Martins, e servidor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês foi aprovado no Mestrado em Contabilidade e Administração na FUCAPE Business School em São Luís-MA. A vontade de continuar ajudando o campus em que trabalha foi o que o impulsionou Marcos a continuar aprimorando seus conhecimentos e a ingressar no mestrado.

Marcos iniciou sua carreira em 2011, no curso de Administração, quando o campus ainda estava em construção, cursando a segunda turma do campus. Inicialmente, se dedicava somente aos estudos; logo em seguida, conseguiu seu primeiro estágio, de bolsista no Gabinete da Direção e depois na DDE do campus, até a Biblioteca, por 1 ano e meio, e, daí conseguiu estágios externos e emprego na Vale, até fazer o concurso do IFMA em 2015, sendo aprovado como Assistente em Administração. Em 2019 conseguiu a aprovação no Mestrado em Contabilidade e Administração da FUCAPE.

Sobre a importância do mestrado para ele,  conta que “eu fiz a prova do mestrado do ano anterior e não fui aprovado, logo me preparei para o edital de 2019 e consegui a aprovação. Não esperava ser o 1º colocado, mas já tinha anseios pela vaga. Eu tinha expectativa de passar, pensava em fazer concurso para outro órgão e daí optei por fazer o mestrado e continuar na instituição.”

Sobre a escolha entre outro concurso e continuar na instituição, Marcos relata que “a qualificação do servidor público é importante, enquanto a gente não se capacitar, não melhoramos a Administração Pública, até porque minha expectativa é sair da carreira de técnico para a carreira docente”, explica.

A contribuição social do mestrado que se espera, é a própria dissertação. Com ela, pretende escrever numa área que auxilie o IFMA a evoluir. “Temos ainda déficits grandes a serem superados e quero consegui escrever algo que eu consiga aplicar especificamente no campus Santa Inês, foi aqui que eu me criei, consegui o primeiro trabalho, me formei e continuo trabalhando, tiro meu sustento e pretendo retribuir com a minha pesquisa a respeito da gestão pública e, se oportunidade eu tiver, aplicar as teorias que eu vou estudar, aplicar in loco para que o campus melhore continuamente.

Uma dica para os alunos do IFMA, principalmente do curso de Administração, “que estudem, não esperem que o conhecimento esteja só dentro da sala de aula, não espere que o professor faça tudo por você, pois ele ‘tá’ ali como mediador entre o que a academia já produziu e o que o aluno sabe, mas o conhecimento de verdade está por fora, o aluno tem que estudar, pesquisar na biblioteca, internet, se informar e isso tudo contribui para a formação, então a minha dica é estude, a única forma do mundo mudar e cada um tem que fazer sua parte”, finaliza.

Assunto(s): Campus Santa Inês , IFMA , mestrado