Página Inicial > Notícias > IFMA é destaque na Olimpíada Tubarão de Matemática

IFMA é destaque na Olimpíada Tubarão de Matemática

Um aluno conquistou medalha de ouro, dois medalha de prata, uma medalha de bronze e dois ganharam menção honrosa.
  • publicado 10/12/2019 17h03
  • última modificação 10/12/2019 17h03

Seis alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês foram premiados na Olimpíada Tubarão de Matemática. A competição teve duas fases: a primeira no dia 11 de junho e a segunda no dia 17 de setembro. Participaram do torneio estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. As provas são realizadas na própria escola, testando três habilidades em álgebra, aritmética, combinatória, modelagem e geometria discreta.

Nesta edição, o aluno Fábio de Oliveira Filho conquistou medalha de ouro; os alunos Thaís Lopes e Iago Maramaldo medalhas de prata; a aluna Lívya Pereira medalha de bronze; e os alunos João Manuel Silva e Luís Felipe Nascimento receberam menção honrosa. O resultado amplia o grupo de alunos do campus que vêm se destacando e recebendo prêmios em diversas olimpíadas do conhecimento, principalmente de matemática.

Vencedor da medalha de ouro, o estudante de Edificações Fábio Santos diz que sempre gostou da disciplina e revela que essa foi a sua primeira medalha de ouro. “Eu tive muito incentivo da minha família desde pequeno, e de meus amigos. Foi um conjunto de estudos e de experiências nas olimpíadas que me fizeram conquistar meu objetivo”, destaca.

“Se tem o reconhecimento, isso me dá mais força para continuar”, comenta a estudante Lívya Pereira. Já a aluna Thaís Lopes destaca a importância do incentivo dado pelo Campus Santa Inês. “Temos várias oportunidades e isso motiva a gente a buscar, estudar mais e alcance melhores resultados”, pontua.

“As olimpíadas são importantes porque elas contribuem para ao processo de democratização do estudo mais avançado, além do que aprendemos em sala de aula”, explica Iago Maramaldo. Ele também ressalta que o incentivo dado pelos professores é fundamental para alcançar bons resultados. Na mesma linha de raciocínio dos colegas, o estudante Luís Felipe Nascimento se diz mais motivado. “A menção honrosa me faz ter uma sede mais por conhecimento e me incentiva a querer buscar mais medalhas”, conclui.

Este ano, alunos do IFMA Campus Santa Inês participaram de outras olimpíadas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Ciência Sem Fronteiras, Canguru, Olimpíada Maranhense de Matemática e International Youth Math Challenge (IYMC).