Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Projeto integrador encerra curso técnico em Eventos
Início do conteúdo da página Notícias

Projeto integrador encerra curso técnico em Eventos

I Mostra do Curso Técnico em Eventos: Realizado Sonhos encerrou o curso no dia 23 de novembro.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/12/2019 16h11
  • última modificação 09/12/2019 16h24

Estudantes do curso técnico em Eventos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês promoveram um projeto integrador na tarde do dia 23 de novembro, chamado “I Mostra do Curso Técnico em Eventos: Realizado Sonhos”. A atividade, que foi coordenada pela professora Alana Araújo, marcou o encerramento do curso técnico e teve com objetivo apresentar para a sociedade local a importância do curso técnico em eventos e suas atribuições na realização de eventos.

Segundo a professora, o evento “foi uma proposta em que se buscou agregar a interdisciplinaridade das disciplinas ministradas durante o curso, havendo uma interação entre a teoria e a pratica”. A abertura do evento ficou por conta do cantor e compositor Santaineisense, Raffa BASS. A cerimonialista e cursista, Beatriz Apolina, conduziu todo o evento com muito profissionalismo e técnicas adquiridas no decorrer do curso. Segundo Beatriz, “esse foi um momento de muita alegria e gratidão por concluir o curso e, agora, ser écnica em eventos e poder ofertar um serviço de qualidade em cerimonial na minha cidade. ”

A atividade foi realizada no auditório do IFMA e contou com a participação na mesa solene do diretor-geral do campus, Aristóteles Lacerda, da coordenadora adjunta local do Pronatec/Mediotec do IFMA Santa Inês, Helâny Beatriz de Moura Sá e do estudante do curso técnico em Eventos, Guilherme Barbosa. Em seu discurso, o diretor-geral falou da trajetória do curso e da satisfação em participar do encerramento.

No segundo momento, houve uma apresentação dos alunos Jaime Neto e Tatiele Rodrigues, reforçando a importância do curso para os convidados, demonstrando a relevância da formação técnica para a melhoria das suas atividades. Jaime Net, já atua na área de decorações com balões e ressalta que “o curso veio para aprimorar meus conhecimentos, unindo teoria e pratica. No decorrer do curso, contamos com uma equipe profissional gabaritada que me proporcionou uma bagagem imensurável de técnicas e habilidades. Assim, posso oferecer para meus clientes um serviço de ótima qualidade”

A estudante Nelmara Pereira fez uma apresentação de balé interpretando a música Girassol, da cantora Priscila Alcântara, emocionando o público presente com tamanha desenvoltura. Ela já atua no ramo de decoração e ambientação de eventos, e ela contou que essa foi uma experiência que irá levar para a vida toda, sempre buscando conhecimentos e técnica para melhor atender os clientes e aprimorar o trabalho. “Agradeço ao IFMA, aos professores, coordenadores, amigos e familiares por todo apoio ao longo dessa caminhada. ” O encerramento do primeiro momento ficou por conta da aluna Beatriz Apolina, que cantou a música “ Jesus é o caminho” da cantora Heloísa Rosa, levando o público a um momento de forte emoção.

O evento contou também com um chá revelação, proposto pela professora Maria Antonia da Silva, da disciplina de decoração e ambientação de espaços em eventos. Na oportunidade, os alunos organizaram uma sala temática e proporcionaram para a participante Caroline Sousa, grávida de 7 meses, um  chá revelação. Para a professora Maria Antonia, participar da I Mostra Realizando sonhos, ‘foi um privilégio, poder estar presente no momento em que os alunos desenvolveram na prática, tudo aquilo que foi visto na teoria, durante todo o curso, observar a habilidade deles na organização do evento me deixou extremamente feliz. Eu não tenho dúvida que grandes profissionais surgirão na área de eventos”, afirmou.

Foram ofertados os minicursos Artes com Balões, por Jaime Neto, Decoração e Ambientação de Ambientes, por Nelmara Pereira. Os inscritos nos minicursos tiveram acesso às informações e técnicas apresentadas pelos alunos do curso técnico em eventos, levando-os a um interesse pelo curso de eventos, algo promissor e impulsionante para os futuros projetos da instituição.

No encerramento do minicurso de decoração e Ambientação, aproveitamos o momento para celebrar a dádiva da vida da participante, sendo surpresa para a senhora Ilamágila Silva, havendo um momento de confraternização com toda a turma, a mesa temática e ambiente decorado deu um ar de harmonia e interação no espaço.

“Acompanho o curso Técnico em Eventos desde o início, atuando no suporte pedagógico, assumindo posteriormente a coordenação adjunta local Pronatec-IFMA Campus Santa Inês, posso afirmar que as dificuldades encontradas ao longo do caminho foram sanadas com muito trabalho e dedicação de toda a equipe multidisciplinar, vale ressaltar a participação da Kathycya Lenna, pilar fundamental na estruturação do curso, do gestor geral e dos alunos que abraçaram o curso como uma oportunidade  de qualificação profissional e melhoria de vida. Sou muito grata por fazer parte desse momento, fiquei imensamente emocionada ao vivenciar a culminância desse evento totalmente pensado, organizado e executado pelos nossos alunos. Nunca desista do seu sonho, mesmo que ele pareça inalcançável, sempre somos capazes de superar e realizar cada um deles, foco, organização e união para as palavras chave para os vencedores. Desejo que cada um dos nossos alunos continue brilhando e realizando seus sonhos e os sonhos dos seus potenciais clientes. Agradeço a participação, empenho e desenvoltura em todas as etapas do evento. Vocês são um pedaço de mim, da minha trajetória de vida e trabalhos, sucesso!  Estamos injetando no mercado de trabalho jovens sonhadores e capacitados aptos a sanar a carência de mão-de-obra no mercado turístico de eventos em Santa Inês, o município é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura como pela instalação, em seu território, de um distrito industrial que abriu largas perspectivas para seu desenvolvimento”, destacou Helany Beatriz.

registrado em:
Fim do conteúdo da página