Página Inicial > Notícias > Preparatórios Pré-IFMA e Pré-Libras encerram aulas no campus

Preparatórios Pré-IFMA e Pré-Libras encerram aulas no campus

Projeto do Campus Santa Inês prepara alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas para o processo seletivo do IFMA.
  • publicado 02/12/2019 10h12
  • última modificação 02/12/2019 10h12

Encerraram na sexta-feira (29) as aulas dos cursos preparatórios Pré-IFMA e Pré-Libras, projetos de extensão voltados para ajudar alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas da Região do Vale do Pindaré com o conteúdo cobrado no processo seletivo dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Na forma de cursinho, os estudantes tiveram aulas presenciais de Português e Matemática e, no Pré-Libras, as aulas, voltadas para alunos com deficiência auditiva, foram ministradas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A prova do Seletivo do IFMA foi aplicada no domingo (1º).

As aulas de encerramento tiveram atividades de relaxamento e orientações relacionadas ao momento da prova, horários, e outras questões indispensáveis para a execução do seletivo.

O Pré-IFMA foi coordenado pelo professor João Damasceno de Oliveira Marques e uma equipe de professores, técnicos e estudante do curso de Licenciatura em Física do Campus Santa Inês. Já o Pré-Libras foi coordenado pela equipe do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus.

A coordenadora do NAPNE, Denise Brito, destacou a importância do curso preparatório voltado para alunos com deficiência auditiva. “É uma ferramenta pedagógica a mais para que estes estudantes façam a prova com mais condições de igualdade e dignidade”, disse.

Os alunos participantes ingressaram no cursinho por meio de edital de seleção para preenchimento das 40 vagas ofertadas. As aulas tiveram início no dia 24 de setembro e ocorreram às terças e quintas-feiras, sempre de duração de quatro horas.

Os estudantes tiveram aulas teóricas e com resolução de exercícios de acordo com o conteúdo programático do edital. Os professores de matemática foram Anacleto Nascimento S. Neves, Edivan Mendes e o estudante do Curso de Física (orientando) Daniel Marques de Sousa. Já as aulas de Português foram ministradas pelos professores de Língua Portuguesa Patrícia Raquel Lobato D. Cardoso e Airton Carvalho Sousa.

Além de aulas, os alunos também tiveram o acompanhamento pedagógico da Pedagoga Eunice Castro e psicológico com a professora e psicóloga Simone Maidel. O objetivo foi prepará-los não apenas com os conhecimentos teóricos e exercícios de aprendizagem para obtenção do conteúdo, mas também outros instrumentos utilizados na preparação, que envolvem o fator emocional auxiliando no comportamento para a realização da prova. O IFMA Campus Santa Inês disponibilizou ainda material didático, com exercícios, para os participantes.