Página Inicial > Notícias > II Festival de Artes acontece no campus

II Festival de Artes acontece no campus

Evento aconteceu no dia 22 de novembro com uma programação bastante animada.
  • publicado 02/12/2019 17h48
  • última modificação 02/12/2019 17h48

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou no dia 22 de novembro o II Festival de Artes, com o tema África Brasil: as artes sob uma perspectiva Afro-Brasileira. O festival fechou a programação da IV Semana de Consciência Negra, e teve como foco principal um mergulho na cultura afro-brasileira, revisitando desde a diáspora africana para o Brasil até os aspectos relacionados ao ranço do processo de escravidão no Brasil, como o racismo, a desigualdade igualdade social pautada da cor da pele, e as políticas de ações afirmativas, que visam combater as distorções sociais causadas pelo processo de diáspora e escravização dos negros africanos.

A apresentação do festival foi de responsabilidade das turmas do 1º e 2º ano dos cursos técnicos integrados, que se organizaram em torno de apresentações envolvendo danças com ritmos relacionadas à temática do evento, bem como apresentações musicais e produções literárias. Para dar embasamento aos alunos na composição das coreografias, as aulas de Educação Física envolveram aulas expositivas e oficinas de ritmos relacionados à cultura negra com Hip Hop, Reggae, dança de salão, Afoxé, Tambor de Crioulae outros ritmos. A ideia foi de conscientizar, através das emoções, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral de Santa Inês sobre a história e a luta do negro no Brasil.

A mesa de abertura foi composta pelo professor do Campus Santa Inês, Franklim Cordeiro, pelos professores de dança, Romário Silva, Pietra Caires e Anete Rodrigues e pelo dançarino e integrante da Companhia de Dança Mariocas. Ramon Costa relatou que “o que o campus está fazendo é muito importante para a cabeça desses alunos, isso tem que acontecer sempre, todo dia é uma história, e não só no dia da consciência negra, trazendo pessoas que, através da música, possam abrir a cabeça desses jovens. Eu acredito muito nesses projetos, que tiram os jovens do celular e os envolvem em diversos assuntos, na produção de um evento desse porte, tendo mais união e trabalho em grupo, parabéns pela iniciativa e à toda equipe do IFMA. Eu já fui para fora do país por conta de projetos como esses, mudei para o Rio de Janeiro através de iniciativas como essas”, destacou.

Anete Rodrigues comentou que desde o início do projeto, entre os dias 12 e 13 de novembro, em que estive com os alunos, me envolvi tanto que emprestei roupas para as apresentações e foi incrível, o envolvimento dos movimentos como: tambor de crioula e zumbi dos palmares, foi um prazer participar de um evento de arte tão maravilhoso assim”. Romário Silva ressaltou que, com a dança, “a gente acaba fazendo com o corpo o que não faz com a voz”. Gostei muito da receptividade dos alunos conosco, ainda mais nessa faixa etária, que seguem cada um do seu jeito, e com nossa participação, eles acompanharam direitinho e fizeram bonito aqui, fizeram com sentimento, com amor e foi extraordinário”.

O II Festival de Artes foi um evento elaborado pelos professores de Educação Física, História, Português e Artes, tendo uma Comissão Organizadora formada pelas professoras Ana Karine Miranda, Tayane Trajano e Roberta Lobão respectivamente. Também estiveram presentes no evento, o diretor-geral, Aristóteles Lacerda, os servidores, colaboradores e familiares de alunos e servidores na quadra do campus.