Campus realiza Simpósio Regional de Ensino de Física
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês sediou de 11 a 14 de novembro a quinta edição do Simpósio Regional de Ensino de Física (V SIMREF), que teve como temática este ano “As fronteiras da Física”. Em sua programação, palestras, mesa redonda, minicurso e oficinas.
O evento promoveu a divulgação de temas atuais da Física junto aos alunos da Educação Básica de Santa Inês e circunvizinhanças, além de despertar o interesse nos estudantes da graduação em prosseguir seus estudos em áreas da Física.
Palestras como: “Nanotechnology: an overview”, proferida pelo professor Dr. Francisco Wellery Nunes; “Física Estatística e sua multidisciplinaridade”, ministrada pelo prof Dr. Antônio Marques; “As fronteiras da Cosmologia”, proferida pelo prof Dr. Rafael Christ; “Nanofitas de Grafeno torcidas”, do Prof Dr. Eduardo Diniz; “Física Médica”, do prof. Esp. Moizés Coutinho; entre outras, abrilhantaram o evento. “Palestras enriquecedoras! Eu acreditava que licenciatura em Física era somente um curso de ‘formação de professores’, mas nestas palestras percebi que o referido curso é muito mais amplo e oferece muitas oportunidades para quem quer ir além da carreira docente! Eu destaco a palestra do professor Eduardo Diniz, pois nos mostrou como a Física pode ser aplicada no desenvolvimento tecnológico”, pontuou Daniel Marques de Sousa, acadêmico do 4° período do curso de Licenciatura em Física.
Além das palestras, houve, ainda, competição de Foguetes, organizada pelos professores Paulo Borges e Anderson Meireles, do Instituto Federal do Maranhão; Exposição de Experimentos e palestras no engenho central, além de observação astronômica na Praça de Pindaré. “Eu acredito que a universidade precisa alcançar a comunidade que a cerca. O conhecimento produzido, na maioria das vezes, fica dentro das quatro paredes do prédio universitário. Então, nosso objetivo com o evento no Engenho e praça de Pindaré era mostrar para a comunidade parte do que está sendo feito aqui. E tivemos um excelente resultado, pois o auditório ficou lotado e os experimentos e o observatório tiveram muitas visitas. Foi realmente gratificante ver como as pessoas têm interesse pela ciência”, avaliou Edhymally Aquino, acadêmica do 6° período do curso de Licenciatura em Física.
Programação em https://www.simref.com.br/programacao
Redes Sociais