Página Inicial > Notícias > Evento de extensão debate papel do setor de Logística

Evento de extensão debate papel do setor de Logística

I Ciclo Logístico apresentou os principais meios logísticos utilizados na cidade de Santa Inês.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 26/11/2019 18h11
  • última modificação 26/11/2019 18h11

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou no dia 29 de outubro o I Ciclo Logístico: A logística e suas atribuições, atividade de extensão promovida pelos alunos do 8º período (turma 2016) do curso de Bacharelado em Administração, sob a orientação da professora Alcione Lino de Araújo.

O evento teve a finalidade de promover a disseminação da Logística, assim como apresentar os principais meios logísticos utilizados na cidade de Santa Inês, contando com a presença de empresários, gerentes e líderes de departamentos que trabalham e vivenciam a logística com suas respectivas atribuições. O tema foi abordado por meio de palestra e mesa-redonda. A palestra foi ministrada no período vespertino para alunos do ensino técnico pela coordenadora de projetos da empresa Vale na região de Santa Inês, a engenheira Patrícia Barroso Ramos Frota. A mesa-redonda, voltada para alunos de graduação, aconteceu à noite e foi composta pelo engenheiro agrônomo da Prefeitura de Bom Jardim, Genilson de Oliveira; pela diretora do Hospital Regional Thomaz Martins, enfermeira Maria Thayse Bastos; pelo gestor de Projetos da unidade do SEBRAE de Santa Inês, Adalberto Cardoso Praga Filho; pelo engenheiro mecânico da Empresa Vale, Leandro Fabiano Vieira Pinto; e também pela coordenadora de projetos da VALE Patricia Barroso Ramos Frota.

Para o aluno Rafael Gonçalves, a logística é uma área que cresce a passos largos no Brasil, por isso a relevância do tema e a importância do evento realizado no campus. “A modernização das empresas e das estruturas de transporte encontram um mercado super globalizado, com as mercadorias transitando entre municípios, estados, países e continentes em ritmo acelerado. Dessa forma, foi uma ótima iniciativa a discussão deste tema no campus, que abordou tanto o fator no campo local, como também no global”, destacou.

Para a orientadora do projeto, professora Alcione Lino, “o evento cumpriu seu objetivo, que era de proporcionar aos alunos um panorama comparativo entre teoria e prática vivenciadas no âmbito da Logística, de forma que as discussões provocadas por meio da palestra e mesa-redonda auxiliem aos que estiveram presentes, formas esclarecedoras e uma visão mais ampla sobre a logística empregada no município de Santa Inês e região”.