Página Inicial > Notícias > 16ª SNCT movimento o campus com vasta programação

16ª SNCT movimento o campus com vasta programação

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, com grande participação da comunidade acadêmica.
  • publicado 18/11/2019 18h26
  • última modificação 18/11/2019 18h26

Foi realizada no período de 22 a 24 de outubro foram realizadas várias atividades relacionadas à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A 16ª SNCT no Campus Santa Inês teve o intuito de promover eventos que congregassem a comunidade acadêmica a fim de realizarem atividades de divulgação científica na instituição. A ideia do evento foi criar uma linguagem acessível a todos, por meios inovadores, que estimulassem a curiosidade e motivassem a comunidade acadêmica a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema e levar essas discussões e inovações para a sociedade. Vários projetos de apoio a popularização científica se destacaram nessa semana.

Foram apresentados trabalhos com os alunos do curso técnico sobre a utilização dos materiais recicláveis que podem gerar renda às pessoas que utilizam esses resíduos para seu sustento sob a coordenação da professora Andreia Castro. O projeto Campanha – Desliga a luz e liga a consciência e Sollamento, utilização da energia de maneira responsável sem desperdício, orientado pelo professor Genilton Marques. As palestras tiveram temas bem interessantes sobre a aplicação da ótica a bioeconomia: como funcionam os fogões e aquecedores solares, mostrando como a física está relacionado no funcionamento de equipamentos bem simples do uso doméstico e uma Roda de conversa: Quem ainda não existe, tem algum direito? Uma abordagem no campo da bioeconomia. Ambas as palestras foram ministradas pelo professor Anderson Meireles.

Realizou-se, também, o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), com apresentação de vários pesquisas relevantes, como empreendedorismo da mulher na cidade de Santa Inês, Logística e Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Nutricional, Processo Logístico de Distribuição de Livros Didáticos, RPG (jogos lúdicos), Mídias Sociais nas preferências musicais dos jovens, Construção de Casas de Taipa, Segurança no Trabalho, Poluentes Químicos e Biológicos na Água da chuva, Ficção Verniana no Ensino de Física, Atividades informais na Rua do Comércio de Santa Inês e Eletromagnetismos de Maxwell-Proca.

Além disso, houve o encerramento do curso de Formação Continuada em Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente para os Conselheiros Tutelares da região do Pindaré, com os tutores Nilvanete Lima e Rokes Souza. A feira de projetos apresentou os projetos de extensão que são realizados pelos professores do campus, dentre os quais podem ser citados: Grupo musical Musicart (profa. Tayanne Trajano), Neabi (profa. Roberta Lobão) Zeus Kart (professores Anna Dulce e Vítor), Kart Stark (professores Genilton e Anderson Meireles),  Bumbajah, Pica-pau Aerodesign e Papa-léguas (professor Pedro Batalha), Jiu-jitsu: finalizando o sedentarismo (professor Fábio), Handifma: oportunidades através do esporte Handebol. (professora Ana Karine Miranda), Gincana do Estudante (professores Angela Mouzinho e Ana Karine Miranda), Cineclube Lamparina e RPG e Educação (professora Eva Carneiro), Projeto de Leitura (professora Myrian Costa) e trabalhos sobre Bioeconomia na Química (professora Angela Mouzinho).

No turno noturno, ainda houve várias atividades para o ensino superior, como o minicurso sobre Escrita de Projetos de Pesquisa, ministrado pela professora Simone Maidel, que orientou os alunos a como escrever artigos e projetos de pesquisa, e o projeto Segurança no Manuseio de Produtos Químicos para Evitar Acidentes, com os professores Angela Mouzinho, Myrian Costa e Lindemberg Trindade. O projeto foi organizado pelos alunos do curso técnico em Administração e foram expostos equipamentos de segurança individual, como manusear os produtos químicos de uso doméstico e como utilizar as embalagens.

Assunto(s): Campus Santa Inês , IFMA , SNCT