Página Inicial > Notícias > Curso de Administração obtém nota 4 no Enade

Curso de Administração obtém nota 4 no Enade

A conquista se deve às provas de avaliação realizadas pelos alunos em 2018
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 08/10/2019 12h58
  • última modificação 08/10/2019 13h01

O curso superior Bacharelado em Administração, do Instituto Federal do Maranhão –  Campus Santa Inês – obteve nota 4 (quatro) na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Sob a coordenação do professor Claudio Figueredo, desde 2016, o curso possui a maior nota dos cursos de Administração do IFMA e vem passando por avanços significativos tais como: adoção do curso de nivelamento em matemática e português, voltado para as turmas dos primeiros períodos, com ajuda dos professores volutários; curso preparatório para o Enade, que ocorreu no segundo semestre de 2018; resgate do Congresso de Administração de Santa Inês (Conasi), elevação do número de participações em congressos como o Norte e Nordeste de Administração, em Belém; Administrar em  Fortaleza, Liderar, em São Luís; restruturação em andamento do Projeto Pedagógico do Curso e melhoria do Índice de Eficácia das Aulas, que representa a quatidade de aulas previstas, por turma, dividido pela quantidade de aulas realizadas.

Todos esses fatores agregados, conforme a coordenação, fazem a diferença para a consecução de bons resultados junto ao Ministério da Educação. O próximo passo é conseguir a nota máxima (5) em 2021 no Enade e ajudar na elevação dos outros indicadores, tais como: Conceito do Curso (CC) e Índice Geral de Cursos (IGC). “Os alunos, professores, técnicos e direções, estão de parabéns no alcance dos resultados, isso mostra a qualidade do nosso curso, fruto do empenho coletivo”, avalia Claudio Figueredo.

A aluna da turma de 2014, Ana Paula Amorim diz que recebe com grande estima o resultado da nota 4 no Enade 2018. “Sabemos o quanto é árdua a trajetória para se atingir esta nota e o Campus Santa Inês foi capaz de traçar esta trajetória com êxito. Agora é alegrar-se com a conquista, e lutar para manter ou melhorar este resultado”.

Para a professora Alcione Lino, chefe do Departmento de Ensino, a nota 4, do Curso de Administração, Campus Santa Inês, foi excelente. “Isso só demonstra que o trabalho da equipe é coeso e que tem se empenhado muito para essa finalidade, tanto alunos como professores”.

Sobre o Enade

É aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004. Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Conforme o Inep, juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.