Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Congresso de Administração reúne mais de 300 pessoas
Início do conteúdo da página Notícias

Congresso de Administração reúne mais de 300 pessoas

O evento contou com palestras, mesa-redonda, minicursos, mentorias de grupos de trabalhos e apresentação de artigos científicos.
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 26/09/2019 15h21
  • última modificação 26/09/2019 15h25

A cidade de Santa Inês foi lugar de troca de conhecimento e muito conteúdo sobre a relação do setor público e privado, inovação e negócios criativos para mercado de trabalho, entre os dias 19 a 21 deste mês.

 

“Setor Público e Privado: Abordagens Inovadoras e convergências nas práticas de Gestão”. Esse foi o tema da quarta edição do Congresso de Administração de Santa Inês (4º Conasi), tradicional evento realizado pelo curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Santa Inês

 

O Conasi é um evento de natureza técnico-científica e empresarial organizado pelos professores e acadêmicos do curso de Bacharelado em Administração do IFMA. Realizado, geralmente, em setembro, ele reúne a sociedade acadêmica, professores, empresários e a comunidade em geral. Surgido em 2010, como 1º Fórum de Administração de Santa Inês, evoluiu para Conasi, em 2015, e cresce a cada ano na região.

 

De acordo com a comissão organizadora, mais de 300 pessoas entre estudantes, professores, empresários, e a comunidade em geral circularam entre os três dias de evento, participando de minicursos, mentorias de grupos de trabalhos, apresentação de artigos, bem como a participação nos espaços centrais do congresso com palestras, mesa-redonda, e momentos culturais. Além do público de cidades da região do Vale do Pindaré, o evento também foi marcado pela presença de participantes de Açailândia, São Luís, Bacabal, Imperatriz, Caxias e Buriticupu.

 

Para o professor coordenador do evento, Willian Martins, o 4º Conasi veio com a proposta de ampliar a tradição do evento existente na região do Vale do Pindaré, para outras regiões do estado, com um tema central e outros subtemas que atraíram um público de grandes cidades do território maranhense. “O evento trouxe conteúdos de bastante relevância, com especialistas nos temas, superando as expectativas”, afirmou Martins. “Houve muita ousadia e coragem dos estudantes da comissão organizadora ao propor um debate sobre o setor público e privado, abordagens inovadoras, tecnologias gerenciais, convergências, moedas sociais e negócios criativos”, avaliou o professor.

 

Palestrantes

Entre os palestrantes do evento estava o professor Sandro Bergue que é diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do RS. Ele também é professor da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da UFGRS e da Fundação Ministério Público (FMP).  Considerado pelos organizadores como um dos grandes nomes sobre gestão de pessoas no setor público no país, ele proferiu a palestra sobre “Abordagens Inovadoras e Tecnologias Gerenciais no Setores Público e Privado”.

O debate sobre “Economia Solidária e Moedas Sociais’ movimentou a segunda noite do evento, com a presença dos professores Cláudio Figueredo (IFMA), Hugo Barros (IFMA) e Thiago Sousa (UEMA – CEUMA – Facimp Wyden). Outra palestrante, a professora Ariádne Rigo (UFBA), levou ao público um assunto novo: moedas sociais. “Acredito que neste evento plantamos uma semente sobre Moedas Sociais, contribuindo muito para a promoção do desenvolvimento da região”, avaliou Ariádne.

 

Outro ponto alto do evento foi a palestra de encerramento, no sábado, proferida pelo professor do IFMA Campus Imperatriz, Emmanuel Xavier. Referência no movimento de startups no Maranhão, palestrante do TEDx e Campus Party Brasil, ele deu uma verdadeira aula sobre grandes tendências de negócios criativos que algumas empresas estão utilizando como geração de renda e valor através da inovação e tecnologia, na avaliação dos organizadores.

registrado em:
Assunto(s): Admnistração , CONASI , Evento
Fim do conteúdo da página