Página Inicial > Notícias > Preservação e conscientização marcam Dia da Árvore no campus

Preservação e conscientização marcam Dia da Árvore no campus

Evento em alusão ao Dia da Árvore foi realizado no dia 19 de setembro, com a participação de toda a comunidade acadêmica e externa.
  • publicado 20/09/2019 18h25
  • última modificação 20/09/2019 18h25

No dia 19 de setembro, foi realizado no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês um evento em alusão ao “Dia da Árvore”, com o tema “Preservação e Conscientização”. O dia da árvore é comemorado em 21 de março, porém o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, é comemorado no Brasil em 21 de setembro, e está associado à chegada da primavera no hemisfério norte. A atividade buscou estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição e Lembrar que as árvores nos proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam, além da importância para a manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema.

O objetivo geral do projeto projeto foi de promover a importância da preservação e conservação das árvores e das florestas através de atitudes bem simples como plantar uma árvore. O projeto abrangeu a comunidade escolar levando palestras, distribuição de panfletos para a comunidade, cartazes e banners sobre desmatamento, extinção, doação de mudas, sementes e plantação de mudas. A abertura contou com a presença dos discentes, docentes, servidores, terceirizados do IFMA e da comunidade. A coordenação ficou a cargo das professoras Andreia Castro e Hellen Paiva, e se abordou a temática sobre o reflorestamento, desmatamento, queimadas, espécies extintas, importâncias das árvores na alimentação, importância dos biomas, poemas na forma de cordéis relatando a relevância e preservação das árvores em nossa sociedade.

Na programação do evento houve palestras com o professor Daniel Barcelos, que falou sobre a “Sucessão Ecológica e Reflorestamento”, comentando sobre as espécies nativas, reflorestamento natural ou intencional, as causas e consequências do desmatamento e como podemos recuperar essas áreas degradadas. A outra palestra foi ministrada pela professora Luanna Louyse, que discorreu sobre os “Impactos das queimadas e desmatamento no Meio Ambiente” onde abordou a exploração excessiva dos recursos naturais para gerar lucros para as grandes empresas, os impactos gerados pelas queimadas e desmatamentos para a saúde dos seres humanos, o avanço da agropecuária na destruição dos biomas.

Abordagens

Os alunos das turmas de Eletroeletrônica 2017 e 2018, Edificações 2019 e Logística 2017, abordaram essas temáticas mostrando que a consciência e a preservação é necessária. Vários fatores podem prejudicar esses ecossistemas, de uma simples queima de folhas no fundo de quintal a uma queimada sem proporções nas florestas, onde vários animais, plantas acabam morrendo e migrando para outras áreas devido a falta de fiscalização e informação sobre o assunto. Os alunos de Eletroeletrônica 2019, Edificações 2017 e Informática 2019 fizeram panfletagem, entrega de sementes e lembranças na Praça das Laranjeiras, área de grande movimento de pessoas, mostrando a importância de “adotar uma arvore”. Houve também a plantação de mudas no Campus Santa Inês.

Os alunos de Eletromecânica 2018 elaboraram várias frases que enfeitaram os murais do campus sobre a importância das árvores em nossas vidas, a turma de Eletroeletrônica 2018 fez uma exposição de fotos adotando uma árvore, a turma de Logística 2018 confeccionou uma grande árvore colocando notícias sobre o desmatamento, queimadas, derrubadas de árvores em zonas urbanas, conflitos agropecuários e muitos assuntos relacionados às nossas florestas. Os alunos do curso técnico em Administração fecharam o evento sob a coordenação da professora Myrian Costa e Angela Mouzinho com a elaboração de vários cordéis exaltando a beleza das árvores e os problemas ambientais que vem acontecendo com a devastação desses biomas e entrega de mudas.

O intuito do evento é proporcionar à comunidade acadêmica a conscientização de um ambiente mais sustentável, agradável e que as ações humanas devem ser discutidas para minimizar os impactos referentes às nossas florestas e que o desenvolvimento econômico possa trabalhar em conjunto para o bem das populações e da natureza.

Cordel: Dia da Árvore – Autora: Maria Pereira Sousa Mesquita – Proeja 2018.

“Foi Deus quem plantou as árvores

E com sua mão as criou

O homem com sua maldade

Tocou fogo e as queimou”.

“Nossa Natureza chora

Devido a Devastação

Quando vemos uma fora

Em cima de um caminhão”.

“Minha árvore muito amada

Alegria do meu viver

Nunca te cortei um galho

Para que tu não viesse morrer”.

“A beleza das florestas

Que os anos trazem mais

O verde coloria as matas

E o sol brilhava mais”.