Página Inicial > Notícias > Instituto Cidadão leva diversos serviços à comunidade

Instituto Cidadão leva diversos serviços à comunidade

Projeto de extensão aconteceu no Campus Santa Inês no dia 13 de setembro.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Santa Inês
  • publicado 19/09/2019 17h20
  • última modificação 24/09/2019 16h16

Durante o dia 13 de setembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou diversas atividades voltadas à prestação de serviços gratuitos ao cidadão, durante o Projeto Instituto Cidadão 2019. Este ano, o projeto trouxe a temática “Instituto Cidadão pela Valorização da Vida e Inclusão da Pessoa com Deficiência”, em alusão ao setembro Amarelo (comemorado dia 10 de setembro) e ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência (comemorado dia 21 de setembro). As atividades aconteceram durante todo o dia, até às 21h. A ação social foi promovida pelo IFMA Campus Santa Inês em parceria com instituições públicas, privadas, religiosas e associações.

A ação mobilizou servidores, e teve a ajuda de colaboradores internos e externos, além de alunos do curso técnico em Eventos do MedioTec como voluntários. Para a pedagoga Elícia Sodré, uma das organizadoras do evento, “o grande diferencial do Instituto Cidadão deste ano, foi a vinda dos alunos do 9º ano das escolas públicas ao campus, onde tiveram a oportunidade de conhecer o espaço físico, participar de rodas de conversas com os alunos da casa sobre o funcionamento dos cursos, bem como conhecer como se dá o processo de ensino aprendizagem ao longo dos três anos. Foi uma troca única de experiências com nossos alunos dos cursos técnicos”, ressaltou.

Foram disponibilizados os seguintes serviços:

Palestras: 368 ouvintes no total

• Educação Ambiental – Queimadas, ministrada pelo Corpo de Bombeiros;

• Educação para o Trânsito, ministrada pela 9ª Ciretran de Santa Inês;

• Inteligência Emocional – ministrada pela Coach Life e Business – analista de perfil comportamental & palestrante Raelma Mingot

• Casa de Boneca: precisamos falar sobre suicídio – psicólogo Bruno Seba.

Atendimentos de saúde:

• Aferição de pressão (80 pessoas);

• Aplicação de flúor (82 pessoas);

• Consultas médicas (13 pessoas);

• Glicemia capilar (65 pessoas);

• Teste rápido (19 pessoas);

• Vacinação (15 pessoas)

Rodas de conversas: (118 alunos e pais)

• Prevenção ao Suicídio: Amar é o Elo – mediadora psicóloga Glauciane Freire (servidora);

• Direito das Pessoas com Deficiências com os pais dos alunos da APAE – mediada pela terapeuta ocupacional Joseane Muniz;

• Direito é Legal – mediador: advogado Jonatas Carvalho;

• Meninos empoderados, jamais julgados – mediador: psicólogo Bruno Seba.

Serviços jurídicos com atendimento individualizado (03 atendimentos);

Serviços de beleza: (27 atendimentos).

• Corte masculino e feminino;

• Design de sobrancelhas;

• Escova;

• Penteados;

Atendimentos sociais: (30 atendimentos)

• Consulta do Número de Identificação Social (NIS);

• Cadastro único;

• Agendamento Viva Cidadão – emissão RG

Outros atendimentos/serviços:

• Inscrições no processo seletivo 2020;

• Apresentação musical pelos alunos do campus (Musicart);

• Visitação ao Bloco B (95 alunos e professores das Escolas Municipais);

• Apresentação dos projetos do Karts (pelos alunos);

• E demais atividades na escola.

Se beneficiaram com os serviços ofertados alunos, colaboradores e servidores do campus, alunos, pais e funcionários da APAE, alunos do CEEB, alunos das escolas municipais de Santa Inês: Simone Maciera e Pedro Lima, alunos das escolas municipais de São João do Caru e a comunidade em geral. Foram parceiros da ação Prefeitura Municipal de Santa Inês, Secretarias de Saúde de Bom Jardim e Santa Inês, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Integrantes da Igreja Batista Missionária, Barbearia Playboy, 9ª Ciretran de Santa Inês, Corpo de Bombeiros, Viva Cidadão/Procon e cabeleireiras independentes.