Página Inicial > Notícias > Monção recebe sessão itinerante do Cineclube Lamparina

Monção recebe sessão itinerante do Cineclube Lamparina

O projeto de extensão exibiu no município o longa infantil “O Lorax: em busca da trúfula perdida”
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 05/09/2019 11h46
  • última modificação 05/09/2019 11h51

Com o objetivo de discutir importantes temáticas da atualidade a partir do cinema, o Instituto Federal do Maranhão – Campus Santa Inês – realizou no dia 29 de agosto, na cidade de Monção, uma sessão especial do Cineclube Lamparina, projeto de extensão que já está em seu terceiro ano de funcionamento. Segundo os organizadores, as sessões – que sempre ocorreram no auditório do campus e abertas à comunidade – inauguraram uma ampliação de suas atividades, com esta exibição itinerante.

A projeção do longa infantil “O Lorax: em busca da trúfula perdida” ocorreu na escola municipal de ensino fundamental I Presidente Dutra. “Lorax”, um filme de animação, conta a história do adolescente Ted e sua aventura na busca por uma árvore que não seja artificial para impressionar uma garota por quem está apaixonado. A obra discute questões de suma importância para a atualidade como a preservação do meio ambiente e o combate à poluição.

Após o filme houve debate com as crianças que, atentas às questões ambientais abordadas, fizeram suas colocações e relataram experiências vividas, animando o momento.

A programação contou ainda com a doação de vários brinquedos, jogos de tabuleiros, livros e revistas em quadrinhos, entregues aos alunos e à direção da escola para uso no ambiente escolar. A ação é resultado de uma campanha de arrecadação promovida pelos estudantes do campus que fazem parte do cineclube e da professora Eva Carneiro, coordenadora do projeto.

A próxima sessão do Cineclube Lamparina acontecerá no dia 18 de setembro, às 14h, no auditório do IFMA – Campus Santa Inês. Como parte da programação do Setembro Amarelo, irá discutir depressão e a valorização da vida, a partir da animação “Mary and Max”, um filme australiano, que aborda – de forma sensível – o autismo e a solidão.

Assunto(s): Cineclube , Lamparina , Lorax