Página Inicial > Notícias > Evento estimula aprendizado por meio do RPG

Evento estimula aprendizado por meio do RPG

Atividade integra as ações de projeto de extensão e foi realizada no dia 22 de agosto
  • publicado 05/09/2019 10h46
  • última modificação 05/09/2019 10h46

Buscando mobilizar professores e alunos de escolas públicas de Santa Inês para o uso de estratégias prazerosas e estimulantes no aprendizado escolar, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou na cidade o 1º Dia do D20, em referência ao dado de 20 lados comumente usado nos jogos de RPG. A atividade foi realizada no dia 22 de agosto e integra as ações do projeto de extensão “Acerto crítico: RPG e Educação, o uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem”, coordenado pela professora Eva Carneiro.

O projeto trabalha com a possibilidade de aplicação dos Jogos de Interpretação de Papéis (RPG) como ferramenta didática e oportuna para a construção e desenvolvimento de conhecimentos. Para isso, são realizadas oficinas regulares de RPG e eventos abertos à comunidade. No Dia do D20, as atividades foram realizadas o dia inteiro. O objetivo foi proporcionar a troca de saberes entre a comunidade do IFMA e a comunidade externa, a partir do estímulo do uso da imaginação e criatividade. Professores e estudantes participaram de rodadas de RPG de mesa, além das sessões de cinema voltadas para o universo da fantasia.

Entre as escolas participantes, estiveram o Centro de Ensino Integral Poeta Antônio José, a Unidade Integrada Bandeira Tribuzi-CAIC e a Unidade Integrada Neuza de Carvalho Bastos. Ao final das atividades foram realizados sorteios de camisa e de um jogo de dados para estimular os novos jogadores.

“Eventos abertos dessa natureza, como o dia do D20, ajudam a construir uma familiaridade da comunidade escolar com essa modalidade de jogo, e serve como estímulo aos professores para a adoção deste tipo de ferramenta nas aulas a fim de tornar o processo ensino aprendizagem mais divertidos”, explicou a professora Eva Carneiro.