Página Inicial > Notícias > Estudantes e servidores devem realizar cadastro na Biblioteca

Estudantes e servidores devem realizar cadastro na Biblioteca

Serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, mediante a apresentação dos documentos.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 02/09/2019 14h03
  • última modificação 02/09/2019 14h28

A Biblioteca Aluísio de Azevedo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês está realizando uma atualização em todo o acervo bibliográfico, a fim de melhorar a prestação dos serviços e buscar a excelência na mediação e disseminação do conhecimento para que os usuários – alunos, professores e técnicos administrativos – sintam-se motivados a frequentar a biblioteca e suprir suas necessidades de informação, além de favorecer um ambiente físico bem mais atrativo e confortável.

Os estudantes, professores e técnicos administrativos do IFMA Campus Santa Inês deverão dirigir-se à Biblioteca para realizarem seus cadastros, que serão válidos por todo o período em que permanecerem na instituição. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, apenas para alunos dos cursos superiores e servidores, até a regularização dos serviços, prevista para o primeiro semestre de 2020.

Os documentos necessários para realizar o cadastro, são: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (atualizado), comprovante de matrícula (alunos). Não é necessário tirar cópias dos documentos, apenas apresentar os originais. Para efetivar o cadastro o usuário deverá informar seu e-mail para o envio de informações, notificações e recibos das transações na Biblioteca.

Os usuários que já são cadastrados na Biblioteca deverão comparecer para atualizar seus dados, devendo apresentar comprovante de residência (atualizado) e comprovante de matrícula (alunos); atualizar foto; cadastrar senha de 6 dígitos; e obrigatoriamente informar seu e-mail para o envio de informações, notificações e recibos das transações na Biblioteca.

Serviços da Biblioteca neste semestre

Devido à atualização do acervo e espaço, nesse semestre a biblioteca disponibilizará apenas alguns serviços de forma parcial, conforme listagem a seguir:

• Empréstimo domiciliar, empréstimo momentâneo (devolução do material no mesmo dia), devolução, cadastramento e recadastramento, renovação e reserva de material para alunos dos cursos superiores, docentes e servidores – disponíveis no balcão da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h;
  • Renovação e reserva de material via internet disponíveis ininterruptamente, respeitando-se os prazos;
  • Acesso à internet: de segunda a sexta-feira, das 8h10 às 12h e das 14h10 às 21h – para todos os usuários;
  • Confecção de ficha catalográfica – normal;
  • Emissão de nada consta – normal;
  • Estudo na biblioteca, acesso livre ao acervo e consulta local – indisponíveis até a regularização dos serviços, prevista para o primeiro semestre de 2020.

A implantação de um novo sistema de gerenciamento do acervo, catalogação, classificação e arquivamento de documentos nos padrões internacionais e nacionais está sendo realizada pela equipe responsável pelo espaço. Após todos esses procedimentos, os usuários terão maior facilidade nos serviços e poderão realizar procedimentos como livre acesso ao acervo, consultas pela web, posição das reservas realizadas, sua situação na biblioteca, empréstimos atuais, histórico de empréstimos, multas e penalidades, perfil de cadastro e direitos. Terão ainda comodidade para renovar empréstimos, reservar e sugerir obras remotamente a qualquer hora e em qualquer lugar (respeitando-se os prazos), através de PCs e dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros.

Áreas disponíveis para empréstimos

Metodologia científica, informática, administração, filosofia, ética, psicologia, sociologia, política, economia, direito, educação e matemática. As demais áreas do conhecimento serão liberadas à proporção que forem processadas e inseridas no sistema.

Os alunos dos cursos técnicos só poderão usufruir dos serviços de empréstimo domiciliar, empréstimo momentâneo, devolução, renovação e reserva de material no primeiro semestre de 2020 com a regularização dos serviços.