Página Inicial > Notícias > Campus recepciona novos alunos do curso subsequente em Informática

Campus recepciona novos alunos do curso subsequente em Informática

Aula inaugural reuniu comunidade escolar e foi realizada durante a I Tech Week – Semana de Tecnologia.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 30/08/2019 15h41
  • última modificação 30/08/2019 15h41

No dia 19 de agosto, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou a aula inaugural do Curso de Informática na modalidade subsequente, presencial. A atividade reuniu professores, técnicos administrativos e colaboradores do campus.

Durante a semana estava acontecendo a Tech Week, evento da área de Informática o que proporcionou aos novos alunos a oportunidade de conhecer melhor a instituição e o curso. Na programação de acolhida, no primeiro dia, o coordenador do curso, professor Gerson Lobato, fez uma explanação sobre o curso, as disciplinas que serão ministradas e a dinâmica da instituição. Alguns professores que atuarão com os alunos também se apresentaram juntamente com os departamentos que lidam diretamente com os estudantes, apresentando as atribuições de cada um e dando orientações acadêmicas.

“Tentamos fornecer aos novos alunos durante a semana, junto ao evento Tech Week o que existe de mais atual na área de Informática”, apontou o coordenador do curso, Gerson Lobato.

O calouro Valdeilson Sousa Andrade falou sobre a oportunidade de ingressar na instituição. Antes, já havia tentado uma vaga em um curso técnico, mas devido à falta de um documento não conseguiu efetivar sua inscrição. Mas o sonho de ingressar no IFMA continuou. Após algumas experiências na área de Informática, o desejo de estudar e se aprofundar no tema só crescia. “Quando eu soube do curso de Informática, o sonho de ingressar na instituição reviveu todas as minhas esperanças. Conhecendo a grade curricular, me deixou mais feliz. A expectativa que tenho é boa e pretendo seguir no superior de Engenharia da Computação. Quanto mais eu conheço o IFMA mais eu gosto”, ressaltou o estudante.

Sobre o curso

O curso está sendo ofertado na modalidade subsequente presencial, disponibilizando 40 vagas com duração prevista de dois anos. O técnico em Informática instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso à web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte.