Página Inicial > Notícias > Alunos do campus aprovados para segunda etapa da OBI

Alunos do campus aprovados para segunda etapa da OBI

A fase estadual da olimpíada acontecera no dia 14 de agosto.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 08/08/2019 18h19
  • última modificação 09/08/2019 10h23

Estudantes do Instituto Federal do Maranhão – Campus Santa Inês – participaram da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), realizada no último dia 30 de maio de 2019. Nesta fase, três foram aprovados para a etapa estadual, na modalidade de programação do nível 2 – P2 (para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio) e o nível sênior – PS (para alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação).

Segundo o professor Gerson Lobato, coordenador da OBI, o objetivo da olimpíada é despertar nos alunos interesses na ciência da computação por meio de atividades que envolvem desafios.

O Aluno Joebson Nunes tem 17 anos, já foi aprovado em outras olimpíadas e fala do orgulho de mais uma conquista. O resultado, segundo ele, o direciona ao curso que almeja no ensino superior, Engenharia da Computação. “Ser aprovado nessas olimpíadas e passar de fase, mantém-me motivado para estudar o básico e um acréscimo. Procurar melhorar sempre, acaba abrindo novas oportunidades e é uma sensação de progresso”, diz

Dharlyson Pacheco, do segundo período do curso superior em Engenharia da Computação, conta que fez a prova para por em pratica a programação e conhecer o nível para competições futuras, mas, ao receber o resultado, sentiu-se muito feliz.

Para Adryan Felipe, também aluno de Engenharia, o IFMA é uma porta de oportunidades para participações em competições como a OBI. Sobre a próxima fase, afirma ser necessário estudar. “Sabemos que a prova não é fácil, e quanto mais conhecimento a gente adquirir, mais nos ajudará, não só na vida acadêmica como no dia a dia”

Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição que reúne estudantes a partir do quarto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, divididos em duas modalidades – Modalidade de iniciação e Modalidade de Programação – e subdivididas em níveis.

Alunos classificados

– Joebson Nunes Trindade: terceiro ano do curso de Edificações – Nível P2

– Adryann Felipe Silva dos Santos: curso superior em Engenharia da Computação – Nivel PS

– Dharlyson Pacheco de Oliveria: curso de superior em Engenharia da Computação – Nivel PS