Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão bate recorde de público
Início do conteúdo da página Notícias

Projeto de Extensão bate recorde de público

  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 05/07/2019 13h10
  • última modificação 05/07/2019 13h38

Debater sobre os desafios e as necessidades do mercado de trabalho de Santa Inês. Esse foi o objetivo da palestra motivacional “Trabalho & Felicidade – Criando Ambientes de Trabalho Hamônicos e Prósperos no Comércio Varejista de Santa Inês/MA” ministrada no dia 02 de julho,  no auditório do Clube de Diretores Lojistas, pelo professor de Economia do IFMA, Harry Hamming III, do Campus Barra do Corda.

 

Organizada pelo IFMA e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Inês, em parceria com o SEBRAE, Associação Comercial e Sindicato dos Varejistas da cidade, o evento contou com participação de cerca de 200 pessoas, lotando o auditório.

 

Resultado de um projeto de extensão idealizado para atender a classe empresarial,  a atividade foi uma oportunidade de diálogo entre acadêmicos de administração de empresas do IFMA Santa Inês e cursos afins, colaboradores e empresários do comércio varejista do município.

 

“O IFMA realizou com sucesso essa capacitação profissional, fundamental para reestruturar o ambiente de trabalho nas empresas do setor de comércio varejista de Santa Inês, e ao mesmo tempo, debater sobre os problemas, desafios e as necessidades do mercado de trabalho da cidade”, avaliou o palestrante.

De acordo com o  professor o tema “Trabalho & Felicidade no dia-a-dia das empresas” é considerado um tabu na relação empregatícia. “Muitas tensões desnecessárias nas relações interpessoais dentro das empresas e organizações podem reduzir significativamente a produtividade da mão-de-obra, reduzindo os lucros e com isso a possibilidade de ganhos salariais dos próprios colaboradores”, afirmou Harry. “O sucesso do evento demonstra, na prática, a força vital que a cooperação entre instituições da cidade possui para avançarmos no desenvolvimento socioeconômico sustentável da comunidade local”, concluiu.

 

A colaboradora do comércio de Santa Inês e participante do evento,  Andreia Rolim, apontou ser indispensável trabalhar com alegria e prazer. “Além de aumentar o rendimento, esses sentimentos são fatores para a diminuição do adoecimento psíquico, gerando melhoria nos relacionamentos interpessoais e na qualidade de vida”, ponderou. “A palestra teve efeitos positivos, com a forma dinâmica e descontraída como o professor Harry abordou uma esfera tão difícil e competitiva como o ambiente de trabalho”, finalizou.

 

A atividade foi finalizada com um diálogo, entre os participantes, sobre capacitação do trabalhador, oportunidades, empenho do empregado e empregador, deter outras questões. Participaram também do evento o consultor Aldenir Rodrigues, representante do Sebrae; o representante da CDL, Sr. João Nojosa; o Secretário de Administração do município, Sr. João Batista Melo, e o diretor-geral do IFMA Campus Santa Inês, Aristoteles Lacerda.

Fim do conteúdo da página