Página Inicial > Notícias > IFMA sedia evento sobre planejamento urbano em Santa Inês

IFMA sedia evento sobre planejamento urbano em Santa Inês

• Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 04/07/2019 13h26
  • última modificação 04/07/2019 13h26

“O Planejamento Urbano das Cidades Maranhenses, cenário atual e desafios no desenho urbano, gestão e desenvolvimento”. Esse foi o tema do Seminário de Planejamento Urbano das Cidades Maranhenses e Plano Diretor, realizado no dia 02 de julho, no auditório do IFMA Campus Santa Inês.

O evento foi prestigiado por engenheiros, arquitetos, bancários, lideranças políticas, acadêmicos da área e afins, representantes municipais e da sociedade civil.

A ideia de fazer o seminário surgiu da necessidade de levar o tema para debate às cidades mais afastadas da capital, afirmou a professora Erika Lima, organizadora do evento.

Márcio Jansen, professor, arquiteto e urbanista da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) foi um dos debatedores do evento. Pra ele, o momento foi rico principalmente por parte do público que estava participando e pela necessidade de pensar o planejamento urbano da cidade. “A ideia é percorrer as cidades do estado, levando a faísca do planejamento urbano, para conquistar pessoas que queiram se engajar nesse processo de mudança, pensando as cidades para as próximas décadas e assim fazer um Maranhão melhor”, afirmou

Márcio Smith, professor das disciplinas Desenho de Arquitetura e Expressão e Representação e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo na UNDB, afirmou que a proposta do seminário foi alimentar o debate entre os participantes para que vislumbrassem o potencial de crescimento e desenvolvimento que a cidade oferece. “Tentamos mostrar e trabalhar os mecanismos urbanísticos, relacionado ao plano diretor para organizar o crescimento e desenvolvimento da cidade de Santa Inês”, pontuou. “A ideia é levar a todos os municípios esse pensamento, contando com a participações dos alunos, de ações de pesquisa, e com o olhar carinhoso a cidade”, prosseguiu.

Ainda segundo o professor, constatar gestores, alunos, professores, e a comunidade preocupada com o tema buscando propostas e traçando projetos é fazer germinar a semente plantada. Ele ressaltou, também, que a parceria entre IFMA e UNDB estava se iniciando e convidou os estudantes do campus para a participação do Fórum de Urbanismo que acontecerá no segundo semestre na UNDB. O IFMA também o convidou para o desenvolvimento de projetos e futuros eventos. Tudo começa nos trabalhos acadêmicos, olhando para o professor e instigando a curiosidade na disciplina, tendo um olhar dinâmico para a sala de aula, avistando a diferença futura”, analisou Smith.

Lindemberg Braga, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, parabenizou os organizadores do evento pela iniciativa e os professores que mediaram o debate e afirmou que o evento teve um grande diferencial. “Não foi um monologo; as pessoas puderam colocar o seu ponto de vista e pensar juntos”, celebrou. “Temos estudado esse tema e é bastante pertinente, no intuito de mudar a realidade da nossa cidade e do país”, avaliou.

Para Juliana Protácio, estudante do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios do campus, o debate foi extremamente oportuno para a comunidade. “Santa Inês é um polo comercial em constante desenvolvimento e tem sofrido com a falta de políticas voltadas para o planejamento urbano e a mobilidade”, informou. “A presença dos professores, vereadores, ex-prefeito, estudantes e profissionais da área levantou propostas que podem ajudar a solucionar os problemas pontuais no município”, continuou. “O IFMA mais uma vez prestou um serviço essencial para a comunidade”, finalizou.