Página Inicial > Notícias > Campus celebra Meio Ambiente e Dia da Logística

Campus celebra Meio Ambiente e Dia da Logística

A X Semana do meio ambiente e VI Edição do dia da logística aconteceu entre os dias 04 e 06 de junho.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 07/06/2019 12h27
  • última modificação 07/06/2019 12h27

Discussões sobre o meio ambiente, abordando temas como responsabilidade socioeconômica, sustentabilidade, minimalismo, consumo consciente, resíduos e reciclagem foram os principais temas tratados na abertura da X Semana do meio ambiente e VI Edição do dia da logística 2019, evento realizado no Instituto Federal do Maranhão – Campus Santa Inês, com o intuito de instigar na comunidade acadêmica a conscientização de um ambiente mais sustentável, que possa equilibrar as ações humanas com a natureza, minimizando os impactos referentes ao desenvolvimento econômico das populações.

A atividade, coordenada pela professora Ângela Mouzinho, contou com a presença dos discentes, docentes, demais servidores da instituição e comunidade. Na ocasião, o coordenador do Dia da Logística, Cláudio Silva, discutiu a importância da conservação do meio ambiente e como as tecnologias disruptivas na logística 4.0 podem influenciar na conscientização do uso desses bens naturais sem prejudica-los.

“Segurança no sistema rodoviário de produtos perigosos” foi o assunto tratado pelo professor Lindemberg Trindade, que ministrou a palestra mostrando a importância na sinalização dos transportes, quantidade de cargas a serem transportadas e acidentes que podem impactar o meio ambiente. A professora Luana Celina de Moraes conferiu, junto aos discentes dos cursos noturnos, Técnico em Administração, Tecnólogo em Construção de Edifícios e Administração bacharelado, a palestra “Direito e Meio Ambiente”, com o objetivo de mostrar a importância das leis ambientais e como as políticas públicas podem combater a degradação do ambiente.

A abertura foi marcada por cantata musical, com os professores Mirlene Sampaio e Willian Martins, que cantaram músicas relacionadas ao meio ambiente e regionais.

Sobre a data

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente, data que se refere à primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, em 1972. Teve como objetivo tratar de assuntos relacionados a degradação ambiental e como melhorar as relações do homem com a natureza na busca do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e redução desses impactos ao meio.

Após quatro décadas houve várias conferências e os objetivos ainda não foram alcançados devido ao embate entre os ambientalistas, estudantes e cientistas com as grandes potências e empresas multinacionais.

Atualmente o tema é abordado mais intensamente devido às mudanças climáticas relacionadas a poluição do ar, das águas e do solo, o que tem agravado o curso natural do planeta terra. Este ano a Conferência das Nações Unidas coloca como tema para reflexão a “Poluição atmosférica” uma das principais causas do aquecimento global e destruição da camada de ozônio.

Veja mais sobre a programação