Página Inicial > Notícias > Projeto leva RPG a alunos do Campus Santa Inês

Projeto leva RPG a alunos do Campus Santa Inês

Evento ocorrido no dia 08 de maio retoma as discussões sobre o uso dos jogos na escola e como instrumento da educação.
  • publicado 13/05/2019 16h47
  • última modificação 13/05/2019 16h47

No dia 8 de maio, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou a oficina que marcou o início das atividades de 2019 do projeto de extensão Acerto Crítico: RPG e Educação, o uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. A oficina contou com uma breve introdução sobre RPG e seus fundamentos, ministrada pelo grupo Acerto Crítico, que é composto por alunos do IFMA e pela professora Eva Dayna Felix Carneiro, coordenadora do projeto. Nesta data, o grupo recebeu ainda os novos participantes, alunos dos diferentes cursos da instituição e da comunidade local. Na oportunidade, eles tiveram uma pequena experiência sobre a dinâmica do jogo, de maneira que tudo foi mostrado na teoria e na prática pelos alunos do projeto.

O RPG, que significa jogo de interpretação de papel, tende a fazer as pessoas quererem aprender sobre diferentes temas, por ser algo dinâmico e criativo. “Foi uma experiência boa ver que várias pessoas se interessam por isso, e vai ser uma experiência melhor ainda ver eles se desempenhando para fazer o projeto crescer não só aqui, mas nos demais campi” diz Matheus Henrique, aluno do curso de licenciatura em Física, membro do grupo desde sua fundação.

O projeto Acerto Crítico tenta unificar as dinâmicas e didáticas de RPG aplicados a atividade escolar, buscando, assim, desenvolver habilidades e competências próprias do jogo de RPG, e que são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, tais como: a interação entre as pessoas, o estimulo a criatividade, capacidade de decisão, além de incentivar a leitura e o estudo de determinados assuntos.

O grupo ainda tem um projeto de pesquisa no qual estão desenvolvendo seu próprio RPG, abordando o Maranhão Republicano, de maneira que as pessoas possam aprofundar questões relacionadas ao estado no período contemplado pelo jogo, além de se divertirem jogando.

Assunto(s): Campus Santa Inês , Extensão , IFMA , RPG