Página Inicial > Notícias > Criada nova empresa júnior no Campus Santa Inês

Criada nova empresa júnior no Campus Santa Inês

Objetivo da Júnior Soluções é melhorar processos e serviços das empresas e negócios da região.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 08/05/2019 11h12
  • última modificação 16/05/2019 16h42

Um espaço para fomentar o aprendizado prático e buscar soluções para os desafios do universo empresarial. Esse será o propósito da Júnior Soluções, projeto de Empresa Júnior do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês. A princípio, o professor e coordenador do curso de Administração, Claudio Sousa Figueredo, teve a ideia de criar uma empresa júnior para o curso de Administração; contudo, com a visita dos membros da Confederação Maranhense das Empresas Juniores, decidiu-se ampliar a ideia para todo o campus.

Por meio da Ordem de Serviço nº 03, de 18 de agosto de 2018, expedida pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional do campus, uma equipe formada pelos professores Claudio Sousa Figueredo, Claudio Pereira da Silva, Jefferson Heitor de Oliveira Rocha e Willian Ferreira Martins foi designada para o processo de criação da empresa.

“Uma Empresa Junior é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para que alunos possam desenvolver atividades práticas, adquirindo, assim, competências técnicas e comportamentais que lhes permitam se destacar no mercado de trabalho”, enfatiza o professor Claudio Figueredo. Desde os anos de 1990, o desenvolvimento do aprendizado que supere um conhecimento puramente teórico para estudantes de graduação vem ganhando espaço nas discussões sobre educação superior, especialmente no que se refere ao desenvolvimento das competências requeridas aos graduados e relacionadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN (2005).

Para implementação da Júnior Soluções, algumas reuniões já foram realizadas sob orientação dos professores. O nome fantasia da empresa foi escolhido de forma democrática pelos membros e remete à proposta dos cursos e da própria associação, que é levar soluções para todas as empresas e negócios de Santa Inês e região. Os primeiros membros também foram definidos, dentre os quais: Dara Sabrine Bezerra Cavalcante (presidente), Marcelo Reinaldo Lima (vice-presidente), Paloma Veras Sousa (tesoureira), Joselane Araújo Teixeira (suplente de Tesouraria); Rayane Lima de Oliveira (Comunicação); Marinho Correia Silva (suplente Comunicação); e Wanderson Sousa Melo (gestor de Negócios).

“O sucesso da Júnior Soluções dependerá de alguns fatores, como a participação dos alunos, apoio do IFMA e do campus e disponibilidade dos docentes de orientarem projetos. A participação dos alunos já é algo bastante perceptível, uma vez que as reuniões são sempre bem acaloradas e com grande número”, avalia o professor Cláudio Figueredo. Ele considera a iniciativa dos professores fundamental para garantir o apoio institucional e destaca o interesse da gestão do campus pelo projeto, a partir de uma conversa já realizada com o diretor-geral, Aristóteles Lacerda.

“Com essa iniciativa os alunos e o campus ganham muito, uma vez que a Empresa Júnior irá propiciar para os alunos a oportunidade de ampliação do conhecimento e, do ponto de vista do campus, terá maior inserção na comunidade externa e, sobretudo a classe empresarial”, conclui o professor.