Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Servidores recebem treinamento sobre Pregão Eletrônico
Início do conteúdo da página Notícias

Servidores recebem treinamento sobre Pregão Eletrônico

Os participantes conheceram as fases do processo de aquisição, por meio de pregão eletrônico e punição de fornecedores.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 03/05/2019 10h25
  • última modificação 03/05/2019 10h25

Pregoeira do IFMA, Patrícia Falcão, discorre também sobre o Código de Ética do serviço público.

O público-alvo do Instituto Federal do Maranhão – Campus Santa Inês – formado por pregoeiros, servidores de comissões processantes e ligados a patrimônio e almoxarifado, ordenadores de despesas e fiscais de contrato, participou – entre os dias 29 e 30 de abril – do curso: Pregão Eletrônico: noções básicas e punição de fornecedores.

O evento, ministrado pela pregoeira do IFMA, Patrícia Falcão, teve carga horária de 20 horas e foi solicitado pelo diretor do campus, professor Aristóteles Almeida, no intuito de orientar os servidores em relação a como se dá um processo de aquisição, por meio de Pregão Eletrônico e Punição de Fornecedores por descumprimento de contrato.

Segundo Patrícia Falcão, a primeira fase foi dedicada às instruções de Pregão Eletrônico. Já no segundo dia discorreu sobre o Código de Ética do serviço público e orientações quanto a possíveis punições de fornecedores junto ao IFMA, momento no qual realizou uma simulação entre os membros da comissão, já criada no campus para facilitar a apuração nos processos existentes ou que venham a ocorrer.

A pregoeira conta que os participantes acompanharam atentos aos procedimentos apresentados. “O treinamento foi importante, não só pela ideia de o servidor ter uma capacitação formalizada, mas para nos sentirmos seguros em saber lidar com diversas situações. O processo de compras é delicado e a capacitação foi essencial”, avaliou João Paulo Ferreira, técnico de laboratório do campus.

O diretor de Administração e Planejamento do Campus Santa Inês, Eden Wam Gomes, explica a satisfação em participar. “Foi muito proveitosa essa capacitação para a formação profissional dos servidores, principalmente sobre o Pregão Eletrônico, que é uma nova forma de aquisição do Governo Federal. ”

Ao final, Patrícia Falcão agradeceu ao campus pela recepção, enfatizando que uma das atribuições da Pró-reitoria de Administração, por meio do Departamento de Licitações, Contratos e Patrimônio, é estar presente junto aos servidores, de modo a alertá-los, tirar dúvidas e orientar da melhor forma. “Nosso papel é passar segurança, dentro dos princípios da Administração Pública ”, finalizou.

Vale destacar que os materiais utilizados para as orientações ficam disponíveis no Centro de Formação de Servidores (CFS) para a utilização dos participantes durante a capacitação ou para quando necessitarem.

registrado em:
Fim do conteúdo da página