Página Inicial > Notícias > Gratidão marca formatura do Programa Mulheres Mil

Gratidão marca formatura do Programa Mulheres Mil

Alunas concluem curso de Operador de computador – modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC)
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 08/04/2019 10h22
  • última modificação 08/04/2019 10h22

Integrantes do Programa Digitando uma Nova História: Educação, Dignidade e Transformação.

O auditório do Instituto Federal do Maranhão – Campus Santa Inês – acolheu, na sexta-feira, 29 de março, as alunas do Programa Mulheres Mil, formandas do curso de Operador de Computador, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), integrante do Programa Digitando uma Nova História: Educação, Dignidade e Transformação. A cerimônia se iniciou com apresentação musical do Movimento Artístico Estudantil (MAE) do campus, formado por alunos dos cursos técnicos.

Na ocasião, o diretor geral do campus, professor Aristóteles Lacerda, ressaltou a importância de correr atrás dos sonhos, da humildade e da gratidão. Agradeceu a todos os colaboradores do projeto, principalmente os professores que acreditaram. “Fizemos o possível para que fosse concluído com êxito”, disse, lembrando o suporte do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do grupo O Boticário, que ofertaram o dia de beleza para as formandas, com a produção de penteados e maquiagem completa.

Diretor do campus, professor Aristóteles Lacerda, fala da importância de correr atrás dos sonhos.

O diretor homenageou ainda os professores e a mesa diretiva, com um certificado de honra, bem como a gerente do Senac – Santa Inês – Liniane Nogueira, que na oportunidade ofereceu vagas no curso de manicure e pedicure às alunas. A diretora de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Ensino do IFMA, Dayse Rocha, representante do reitor do IFMA, professor Roberto Brandão ressaltou a importância do Programa, parabenizando a turma pela conquista. “Continuem estudando, o aprendizado não tem preço e não tem idade. Sempre há tempo para tudo na vida”, comentou a prefeita de Santa Inês, Maria Vianey Bringel.

Reconhecimento

A oradora da turma, Ana Karinely Carvalho, ao falar em nome das colegas, que chamou carinhosamente de grandes vencedoras, esclareceu o quão difícil foi chegar até esse momento. “Vamos levar mais do que conhecimentos, vamos levar histórias para o mundo, pois acredito no potencial de cada uma de nós, conto aqui história de mulheres fortes que, apesar dos pesares, não desistiram e hoje, nesta etapa final, estamos prontas para a conclusão dessa jornada”. Ana Karinely fez agradecimentos “primeiramente a Deus, pois sem ele nada seria possível, ao diretor, professores e colaboradores pelo empenho e motivação para realização e conclusão do curso, bem como ao aos parceiros Senac e o Boticário, pelo dia de princesa que foi proporcionado a todas as alunas.

“A experiência em participar do curso Operador de Computador foi marcante em minha vida, pois me proporcionou oportunidades de mudanças. Mudança essa que me ajudou a conseguir um emprego em uma grande empresa”, comentou Ana Carvalho, que já conquistou uma vaga de trabalho no Grupo Mateus, após divulgar que estaria concluindo o curso. “Sou muito grata por cada aula dada e ensinamentos. Hoje acredito na minha capacidade de fazer a diferença e sigo essa nova etapa da minha vida motivada, positiva, confiante e objetiva, pois meus professores me prepararam para o futuro”, finalizou.

A aluna Francisca Maria Silva Rego, ao relatar situações inusitadas ocorridas durante o curso, considerou o “Dia de beleza”, as aulas emocionantes e descontraídas, ministradas pelos professores, enumerando qualidades a cada um deles como forma de retribuir toda a dedicação empenhada. A formanda Custódia Amorim tratou de sentimos importantes, como a esperança. “Histórias emocionantes marcaram o curso, em especial a aula em que fizemos um trabalho chamado Mapa da Vida, muito marcante. Em todas as aulas, tínhamos o mesmo objetivo: adquirir conhecimento e batalhar por um futuro melhor”. Marina Dalva Andrade finalizou as homenagens com a leitura do texto “Muito além de uma porta” do escritor e psiquiatra, Içami Tiba, que destaca como a vida abre portas e cabe a cada um fazer essa passagem.

A cerimônia contou com a presença da comandante da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Santa Inês, Major Érica Lindoso, do coordenador do Curso FIC-Operador de Computador (Mulheres Mil), professor Emanuel Cleyton Lemos, representantes da classe empresarial: Andreia Sales e Tahilina Carvalho, Mix Mateus e do Grupo Mulheres Empreendedoras, Suzelke Prazeres. Vale destacar também representantes das Secretárias Municipais, de Educação, Saúde e Assistência Social, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Santa Inês), Universidade Aberta do Brasil (UAB – Santa Inês) e Senac.

Colaboraram os alunos do curso Técnico em Eventos do campus, do Programa Mediotec, que auxiliaram na recepção dos convidados, organização das formandas e no registro fotográfico da solenidade. Estes estudantes já participaram de outros eventos como: Fórum Integrador de Saúde e Jogos dos Servidores.

A plateia assistiu à apresentação de  vídeos sobre os momentos marcantes no decorrer do curso e a mensagem enviada pelo professor Francisco Tanilson que, mesmo ausente na cerimônia, enviou seu recado às alunas.