Página Inicial > Notícias > Alunos do projeto Zeus Kart realizam processo seletivo para novos membros

Alunos do projeto Zeus Kart realizam processo seletivo para novos membros

Equipe vai desenvolver protótipo de kart e participar da I Compekart do Campus Santa Inês.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 03/04/2019 14h22
  • última modificação 03/04/2019 14h22

Durante o mês de março, a equipe Zeus Kart, composta por 25 alunos dos cursos técnicos do IFMA Campus Santa Inês, selecionou novos alunos para compor a equipe, pois os discentes do 3º ano deixarão a equipe ao final do ano letivo. A seleção foi organizada pelos próprios integrantes, por meio de regulamento específico, sob a orientação do professor Pedro Batalha e coorientação da professora Anna Dulce Espíndola.

As inscrições foram realizadas de 11 a 13 de março e a prova aconteceu no dia 01 de abril, contendo 10 questões objetivas e 01 subjetiva, com questões sobre o regulamento e de matemática básica. O público-alvo foram alunos do 1º ano do Ensino Médio matriculados nos cursos técnicos do campus. Ao todo, 27 alunos fizeram a prova.

A aluna Naiely Catarina, integrante do Zeus Kart e uma das organizadoras do processo seletivo, destacou a experiência de organizar a seleção de novos membros. “Já que alguns sairão no final do ano, queremos deixar tudo organizado!”. Para a aluna Daniele Vaz, também organizadora do seletivo, “o objetivo é recrutar novos membros para dar continuidade ao projeto”.

“O desempenho dos membros do projeto é excelente se os novos membros que virão a partir do processo seletivo tiverem a mesma qualidade, teremos muito sucesso à frente. O orientador do projeto, Pedro Batalha, ressalta que

Competição de karts elétricos

A COMPEKART é um evento que o ocorrerá de forma inaugural na III Mostra de Eletromecatrônica do IFMA Santa Inês. Consiste numa competição de karts elétricos elaborados e construídos pelos próprios alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e Eletroeletrônica do Instituto, orientados por seus professores. Entre eles, Anna Dulce, Genilton Marques e Pedro Batalha.

É composta por duas equipes rivais: a Kart Stark e a Zeus Kart. Juntos, seus integrantes têm a missão de elaborar o projeto gráfico dos protótipos e, então, torná-los reais. “A intenção é que o projeto seja integralmente dos alunos, desde a criação do nome e da logomarca até a própria construção do e-kart”, diz o professor Pedro Batalha.

O projeto, que visa a aplicação prática de saberes adquiridos em sala de aula, o desenvolvimento de habilidades e a ampliação de conhecimentos dos alunos, surgiu da necessidade do professor Pedro Batalha de inovar na didática das aulas de nível técnico, aproximando os alunos do conteúdo lecionado. A iniciativa foi apoiada e endossada pelos seus colegas de profissão. “O interessante desse projeto é que o aprendizado é mútuo. Como muitos dos alunos já têm habilidades práticas na área, acabo aprendendo com eles também”, enfatizou o orientador dos kartistas.