Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Alunos do projeto Zeus Kart realizam processo seletivo para novos membros
Início do conteúdo da página Notícias

Alunos do projeto Zeus Kart realizam processo seletivo para novos membros

Equipe vai desenvolver protótipo de kart e participar da I Compekart do Campus Santa Inês.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 03/04/2019 14h22
  • última modificação 03/04/2019 14h22

Durante o mês de março, a equipe Zeus Kart, composta por 25 alunos dos cursos técnicos do IFMA Campus Santa Inês, selecionou novos alunos para compor a equipe, pois os discentes do 3º ano deixarão a equipe ao final do ano letivo. A seleção foi organizada pelos próprios integrantes, por meio de regulamento específico, sob a orientação do professor Pedro Batalha e coorientação da professora Anna Dulce Espíndola.

As inscrições foram realizadas de 11 a 13 de março e a prova aconteceu no dia 01 de abril, contendo 10 questões objetivas e 01 subjetiva, com questões sobre o regulamento e de matemática básica. O público-alvo foram alunos do 1º ano do Ensino Médio matriculados nos cursos técnicos do campus. Ao todo, 27 alunos fizeram a prova.

A aluna Naiely Catarina, integrante do Zeus Kart e uma das organizadoras do processo seletivo, destacou a experiência de organizar a seleção de novos membros. “Já que alguns sairão no final do ano, queremos deixar tudo organizado!”. Para a aluna Daniele Vaz, também organizadora do seletivo, “o objetivo é recrutar novos membros para dar continuidade ao projeto”.

“O desempenho dos membros do projeto é excelente se os novos membros que virão a partir do processo seletivo tiverem a mesma qualidade, teremos muito sucesso à frente. O orientador do projeto, Pedro Batalha, ressalta que

 

Competição de karts elétricos

A COMPEKART é um evento que o ocorrerá de forma inaugural na III Mostra de Eletromecatrônica do IFMA Santa Inês. Consiste numa competição de karts elétricos elaborados e construídos pelos próprios alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e Eletroeletrônica do Instituto, orientados por seus professores. Entre eles, Anna Dulce, Genilton Marques e Pedro Batalha.

É composta por duas equipes rivais: a Kart Stark e a Zeus Kart. Juntos, seus integrantes têm a missão de elaborar o projeto gráfico dos protótipos e, então, torná-los reais. “A intenção é que o projeto seja integralmente dos alunos, desde a criação do nome e da logomarca até a própria construção do e-kart”, diz o professor Pedro Batalha.

O projeto, que visa a aplicação prática de saberes adquiridos em sala de aula, o desenvolvimento de habilidades e a ampliação de conhecimentos dos alunos, surgiu da necessidade do professor Pedro Batalha de inovar na didática das aulas de nível técnico, aproximando os alunos do conteúdo lecionado. A iniciativa foi apoiada e endossada pelos seus colegas de profissão. “O interessante desse projeto é que o aprendizado é mútuo. Como muitos dos alunos já têm habilidades práticas na área, acabo aprendendo com eles também”, enfatizou o orientador dos kartistas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página