Página Inicial > Notícias > Aluno do Campus fará intercâmbio em Portugal

Aluno do Campus fará intercâmbio em Portugal

Francisco Tanilson da Silva é aluno do curso de Administração e teve o projeto “Conexão Brasil-Portugal: novas rotas, novos olhares” aprovado.
  • publicado 12/03/2019 16h51
  • última modificação 12/03/2019 16h58

O estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, Francisco Tanilson da Silva, foi  selecionado para participar de intercâmbio internacional de pesquisa científica e aplicada no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, através do Edital PRPGI Nº 167, de 28 de dezembro de 2018 – Seleção de alunos para Intercâmbio de Pesquisa no Instituto Politécnico em Porto,Portugal.

O programa de intercâmbio de pesquisa tem como objetivos selecionar alunos de graduação para a participação de intercâmbio internacional no Instituto Politécnico em Porto, Portugal, visando a montagem de uma rede de colaboração internacional em pesquisa científica e aplicada; apoiar o intercâmbio de pesquisas de natureza científica e aplicada, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência em pesquisa internacional de estudantes de graduação do IFMA. As inscrições foram realizadas no período de 28 de dezembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019. O intercâmbio terá duração de 60 dias e deverá ocorrer no segundo semestre de 2019. A divulgação da relação de alunos selecionados para entrevista ocorreu no dia 07 de fevereiro, a qual contemplou 03 (três) alunos do campus para a entrevista, entre eles, Francisco Tanilson.

No dia 1 de março, os alunos selecionados receberam orientações sobre o programa. Durante a reunião com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que foi transmitida on-line para aqueles que não puderam comparecer ao encontro realizado em São Luís, os alunos confirmaram ainda participação no projeto La Passion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network).

Na reunião, os estudantes receberam informações sobre como funcionará a participação deles nos projetos de pesquisa desenvolvidos em Portugal, além de tirarem dúvidas quanto a despesas com hospedagem, passagens, alimentação, passaporte e outros gastos. O IFMA disponibilizou 16 cotas de auxílio financeiro no valor de R$ 20 mil cada para os participantes selecionados por meio do Edital PRPGI Nº 167, de 28 de dezembro de 2018. Os alunos terão a oportunidade de passar dois meses no Instituto Politécnico do Porto, desenvolvendo projetos de pesquisa.

No dia 11 de março saiu o resultado final dos candidatos aprovados para o intercâmbio, com a aprovação do projeto: Conexão Brasil-Portugal: novas rotas, novos olhares, de Francisco Tanilson da Silva, sob a orientação do professor Aristoteles de Almeida Lacerda Neto. Uma das propostas do projeto é fazer conexões entre a região Norte de Portugal e a região do Vale do Pindaré, traçando melhores caminhos e gestão de conhecimento. “Desenvolver esse projeto é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e político da comunidade onde resido, no meu estado, na região onde estou inserido”, destacou Francisco.