Página Inicial > Notícias > Campus realiza competição de construção de karts

Campus realiza competição de construção de karts

As provas finais da competição, que envolve duas equipes de 25 alunos cada, acontecem em junho de 2019.
  • publicado 09/01/2019 16h45
  • última modificação 09/01/2019 18h59

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês lançou um desafio incomum aos seus alunos das turmas dos cursos técnicos de eletroeletrônica e eletromecânica. Trata-se da I Compekart, uma competição de construção de karts elétricos que terá as provas realizadas no dia 21 de junho de 2019. Duas equipes de cerca de 25 alunos cada já estão trabalhando nos protótipos para tentar conquistar a competição no Campus Santa Inês.

Segundo o professor Pedro Batalha, coordenador do projeto, o objetivo é “fazer os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de fazê-los trabalhar continuamente em um projeto de pesquisa aplicado. As duas equipes devem seguir as normas e tirar o máximo proveito dos motores e da bateria”, comenta. Sobre o funcionamento das equipes, o professor explica que “as equipes são geridas como uma empresa, com cargos de gerência, diretoria, auxiliares e capitães”, explica.

Na competição, serão aplicadas as provas de apresentação das equipes, prova de arrancada, prova de tração, prova de estacionamento e a corrida. Serão trabalhados conhecimentos em máquinas e instalações elétricas, processos de fabricação, resistência dos materiais, elementos de máquinas, eletrônica e mecânica geral. “A competição irá contribuir com o desenvolvimento educacional de cada aluno. Creio que a expectativa de todos que embarcaram nesse projeto de extensão é chegar ao dia 21 de junho e sentir total satisfação ao ver os karts prontos para uma competição, pois carregamos uma responsabilidade imensa desde que entramos nesse projeto”,diz o professor Pedro.

A expectativa nos alunos para a competição é muito grande. A aluna Beatriz Leitão, integrante da equipe Kart Stark, comenta que “temos como expectativas montar e equipar o melhor kart da competição, obtendo assim o título de campeões. Sentimo-nos honrados por sermos pioneiros na construção de um kart no ensino técnico. Pretendemos compreender o funcionamento real de um kart elétrico, no que diz respeito a freio, direção, design, sistemas elétricos e demais partes que o compõem, afirma. “É um experiência nova, vivida por todos os integrantes. Estamos empenhados e ansiosos para o grande resultado, pois sabemos da importância para o curso de eletromecânica e sua visibilidade para o IFMA campus Santa Inês”, complementa a aluna.