Página Inicial > Notícias > Mostra de Edificações acontece no Campus Santa Inês

Mostra de Edificações acontece no Campus Santa Inês

Na ocasião o Campus recebeu alunos da rede municipal de ensino.
  • Com informações do Campus
  • publicado 01/10/2018 10h22
  • última modificação 01/10/2018 10h22

O evento expôs para a comunidade de Santa Inês os trabalhos desenvolvidos na formação dos futuros técnicos em edificações.

Nos dias 13 e 14 de setembro o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, promoveu a 2ª edição da Mostra de Edificações. Este ano, o evento, além de apresentações de trabalhos dos alunos do curso técnico em edificações, contou com apresentações de palestras de professores do próprio campus e pesquisadores externos em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O evento trouxe como temática os usos do solo na construção civil dentro de uma abordagem multidisciplinar com o objetivo de aproximar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do IFMA nas disciplinas introdutórias dos conhecimentos da grade técnica.

Além de aproximar as áreas de conhecimento conhecidas pelos estudantes, o evento buscou expor para a comunidade de Santa Inês os trabalhos desenvolvidos na formação dos futuros técnicos em edificações além de aproximar os públicos da escola IFMA. A II Mostra de Edificações contou com a III COMPOM, competição de pontes de macarrão em que os alunos dos cursos técnicos em Edificações e de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFMA e do curso de bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), de Bacabal, construíram estruturas treliçadas utilizando macarrão e resinas com o objetivo de suportar um carregamento pré-determinado.

De um total de onze pontes, sete eram de alunos do curso de Edificações. Dessas, a ponte com a maior capacidade de carga suportou 80kg. Já a ponte dos cursos superiores com maior capacidade de carga suportou 89kg. Os resultados obtidos superaram as expectativas dos próprios alunos, que, por nunca terem trabalhado com esse tipo de tecnologia, se sentiam inseguros quanto ao método de execução das estruturas.

O principal objetivo da competição de pontes de macarrão é mostrar que independente do material empregado em uma construção, a forma como a execução do projeto ocorre influencia diretamente na vida útil da ponte.