Página Inicial > Notícias > Oficina de animação stop motion capacita alunos em Santa Inês

Oficina de animação stop motion capacita alunos em Santa Inês

A ação faz parte da mostra itinerante do Festival Guarnicê de Cinema, realizada em parceria entre o IFMA e a UFMA.
  • publicado 27/09/2018 21h35
  • última modificação 27/09/2018 21h35

Além de conhecer um pouco da produção audiovisual maranhense e brasileira mais recente, o público da Mostra Itinerante do Festival Guarnicê de Cinema em Santa Inês também está tendo a oportunidade de receber capacitação para realizar seus próprios filmes apenas com o celular e materiais de baixo custo. Tudo em uma oficina de animação utilizando a técnica do stop motion que está sendo promovida ao longo do evento no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês. As atividades serão encerradas nesta sexta-feira (28), quando os cerca de 120 alunos participantes deverão entregar os vídeos resultantes da parte prática da oficina.

As turmas estão funcionando nos três turnos e contam não apenas com estudantes do IFMA, mas também de outras instituições de ensino da região. Entre os participantes, está Renold Ribeiro,  que é aluno do segundo ano do curso técnico de Eletroeletrônica da unidade do IFMA em Santa Inês. O jovem é entusiasta da sétima arte e também está trabalhando como monitor da mostra itinerante. “Por enquanto, não vejo o cinema como uma possível profissão, mas eu tenho o hobby de fazer arte. Acho que é importante fazer com que as pessoas se expressem. E ver o resultado disso é o máximo”, pontua.

A técnica do stop motion consiste, basicamente, na disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto para simular o movimento. A oficina está sendo ministrada pela estudante da graduação em Artes Visuais do IFMA, Deyla Rabelo. Ela conta que conheceu a animação stop motion ainda quando fazia um curso técnico de nível médio no Campus Centro Histórico. Depois, capacitou-se em várias modalidades de animação durante um curso ofertado pelo Instituto Formação em parceria com o IFMA e passou a ministrar a oficina para escolas de vários municípios maranhenses. “A galera está super empolgada. Eles têm prestado muita atenção e têm ideias bem criativas para contar”, avalia Deyla Rabelo, que se diz confiante de que vai haver vídeos de qualidade.

Sobre o evento

A Mostra Itinerante do Festival Guarnicê de Cinema é realizada pela primeira vez em Santa Inês como fruto de uma parceria entre o IFMA e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em São Luís, o festival chegou este ano à sua 41ª edição, consolidando-se como o quarto mais antigo do Brasil. No Campus Santa Inês, o evento está dividido em três mostras: uma direcionada ao público infantil (Mostra Guarnicezinho), outra aos adolescentes (Mostra Jovem) e a última aos adultos (Mostra Comunidade).

Confira a programação abaixo: